DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]
A menos de dois dias do 2º turno das Eleições Municipais de 2024 em Cuiabá, que ocorre neste domingo (27.10), a presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, reforçou a importância do comparecimento do eleitorado às urnas.
A fala foi feita durante entrevista coletiva à imprensa, na tarde desta sexta-feira (25.10). Na capital, 445.070 pessoas estão aptas a votar para o cargo de prefeito. Deste total, 88,55% (394.118) possuem a biometria coletada.
A fala da presidente focou no índice de abstenção do 1º turno, realizado em 06 de outubro, que em Cuiabá ficou em cerca de 23%, ou seja, 102.186 eleitores e eleitoras deixaram de votar.
“Precisamos que este índice seja menor e que as pessoas compareçam no 2º turno, pois a democracia depende da manifestação do povo por meio do voto. Conclamamos aos eleitores e eleitoras que compareçam às urnas e exerçam seu direito ao voto, escolham seu representante, que é quem vai cuidar de questões fundamentais no seu município. Que domingo seja um dia de paz, de sabedoria e de muitas bênçãos a quem vai participar, seja trabalhando, seja votando”, ressaltou a desembargadora Maria Aparecida Ribeiro.
Deste total faltante no 1° turno, apenas 13.613 apresentaram a justificativa eleitoral até o momento. O prazo para os ausentes justificarem vai até 05 de dezembro de 2024. A justificativa pós-eleição pode ser feita pelo aplicativo e-Título (baixe nas plataformas Android e iOS); pelo Autoatendimento Eleitoral – Título Net; ou via Formulário com o Requerimento de Justificativa Eleitoral (pós-eleição) – formato PDF. Em qualquer desses meios, a documentação que comprove o motivo da ausência à eleição deverá ser anexada ao requerimento para análise da autoridade judiciária da zona eleitoral responsável pelo título. Se a justificativa não for aceita, será preciso quitar o débito. Já a justificativa do 2º turno, caso necessário, deve ser feita pelo e-Título ou pelo Requerimento de Justificativa Eleitoral preenchido nas mesas receptoras de votos.
A eleição no 2º turno, em Cuiabá, abrange quatro Zonas Eleiroais (1ª, 39ª, 51ª e 55ª) com 158 locais de votação e 1.363 seções eleitorais. O contingente que irá atuar no dia do pleito é de 6.354 pessoas, entre servidores e servidoras efetivos e requisitados, terceirizados e terceirizadas, estagiários e estagiárias, juízes e juízas eleitorais, desembargadores, juízes-membros, juízes auxiliares da propaganda, da Presidência e procurador regional eleitoral, além de profissionais da segurança pública.
Como mesários e mesárias, são 5.045 pessoas convocadas. Na segurança, serão 496 profissionais da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Federal, Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT). Além disso, a Polícia Judiciária Civil informou que irá reforçar o efetivo para atender possíveis casos que decorram de crimes eleitorais e a segurança também contará com 1.700 câmeras do programa de monitoramento Vigia Mais MT, do Governo de Mato Grosso. Toda a ação de segurança é gerida pelo Gabinete de Gestão Integrada (GGI), coordenada pelo juiz auxiliar da Presidência do TRE-MT, Aristeu Dias Batista Vilella.
Horário de votação e documentos
O horário de votação no domingo (27.10) é das 7h às 16h (horário de Mato Grosso). Para votar, basta apresentar o e-Título, aplicativo que é a versão digital do título de eleitor e que pode ser baixado até este sábado (26.10). Caso não tenha, o eleitor ou eleitora pode apresentar o título impresso ou qualquer documento de identificação com foto.
Têm preferência para votar, pessoas com 60 anos de idade ou mais, pessoa enferma, pessoa com deficiência (PCD), pessoa obesa, gestantes, lactantes, pessoa com criança de colo, candidato ou candidata, juiz ou juíza eleitoral, auxiliar do juiz ou juíza eleitoral, servidor ou servidora da Justiça Eleitoral, promotor ou promotora eleitoral e policial militar em serviço.
Canais de contato
A Justiça Eleitoral disponibiliza o Disque Eleitoral pelo 0800 647 8191 para esclarecimento de dúvidas, registro de reclamações, sugestões ou elogios. O atendimento também está disponível pelo OuviZap: (65) 99280 5798.
Acessibilidade
Repetindo a parceria do 1º turno, eleitores e eleitoras surdos ou com deficiência auditiva terão atendimento especializado pela Central de Interpretação de Libras (CIL), por meio de videochamadas. Basta entrar em contato pelos números: (65) 99237-4282 / (65) 99237-5143 / (65) 99241-3833 / (65) 98433-0372 / (65) 98462-6876.