https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2024/11/WhatsApp-Image-2024-11-21-at-08.30.20.jpeg

BRUNA GHETTI

Hábitos saudáveis para mulheres 40+: desafios e ressignificações

BRUNA GHETTI

A chegada aos 40 anos é uma fase de transformações significativas para as mulheres. O momento é conhecido por representar a entrada de um novo ciclo para o corpo, mente e também para as emoções. Como se já não bastasse os desafios trazidos por essas mudanças, a mulher ainda se vê diante de padrões sociais distorcidos que reforçam um entendimento de que esse período marca “o começo do fim”.

Essa avaliação, que na verdade é muito mais uma imposição na vida da mulher 40+, obviamente não pode ser tratada como uma realidade concreta. Essa transformação é sim desafiadora, mas, ao contrário de um fim, é possível abraçá-la como um renascimento em termos de saúde e bem-estar. Com os cuidados certos, essa nova fase é capaz de trazer também oportunidades únicas de crescimento e reconexão consigo mesma.

Enxergar esse período como um recomeço é essencial para uma vida mais plena. O ponto de partida pode ser abandonar ideia de que a adoção de hábitos saudáveis não fará mais diferença depois dos 40. Se ao longo de sua vida, cuidar de si mesma já fazia parte da sua rotina, agora é hora de redobrar a atenção ao corpo e à mente. Caso sua realidade tenha sido outra, esse é o momento de se libertar de velhos padrões e aprender a se priorizar.

Não precisa mudar tudo da noite para o dia. Adicione um hábito saudável de cada vez, seja uma caminhada diária, uma meditação ou uma melhora na alimentação. É fundamental entender que essa etapa da vida não é sobre perfeição, mas sim sobre o cultivo da autocompaixão. Comece pequeno, mas comece. Crie uma rotina de saúde e equilíbrio, compreendendo ser algo que vai além da questão estética, ainda que esse seja um ponto que será igualmente impactado positivamente.

Uma alimentação mais saudável, rica em nutrientes que favoreçam o equilíbrio hormonal, por exemplo, é uma importante aliada no alívio dos sintomas da menopausa, além de reduzir o risco de doenças. A prática frequente de exercícios físicos, por sua vez, ajuda a preservar a massa muscular, fortalecer os ossos e prevenir o aparecimento de problemas cardiovasculares. Não existe uma pílula mágica! O segredo para uma vida mais plena está no autocuidado.

A saúde mental também merece atenção. O estresse, a ansiedade e a exaustão emocional afetam diretamente o corpo. Por isso, encontrar momentos para si mesma é essencial. Seja por meio de hobbies, meditação, prática de exercícios ou simples pausas no dia, o autocuidado deve ser uma prioridade, e não uma exceção. A mulher 40+ precisa se permitir dizer “não” quando necessário e colocar suas necessidades em primeiro lugar sem culpa.

Por fim, o mais importante é reconhecer que cada mulher tem sua própria jornada. Não existe uma receita universal de hábitos saudáveis, mas há um princípio que vale para todas: o cuidado consigo mesma deve ter a preferência na sua rotina. Afinal, os 40+ são uma fase cheia de possibilidades, e, com a mentalidade certa, podem se tornar o momento mais especial da vida. Que esse seja um tempo de conquistas, equilíbrio e autoconfiança.

Drª Bruna Ghetti é ginecologista, referência em tratamentos íntimos e longevidade

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *