Quase 50 mil eleitores de Tangará da Serra, a 242 km de Cuiabá, podem ter o título de eleitor cancelado o caso não façam o recadastramento biométrico, segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT). Do total de eleitores do município, apenas 27% dos eleitores fizeram a biometria.
O recadastramento no município pode ser feito até o dia 29 de março.
No município, o atendimento ao eleitor acontece na sede do Cartório da 19ª Zona Eleitoral e no Posto Eleitoral instalado na Câmara Municipal. Em ambos locais o horário de atendimento é das 07h30 às 13h30.
A Justiça Eleitoral orienta os eleitores que não deixem para buscar atendimento nos últimos dias, evitando filas e eventuais transtornos.
O eleitor com o título cancelado não poderá:
- se inscrever em concurso ou prova para cargo ou função pública, investir-se ou empossar-se neles;
- obter passaporte ou carteira de identidade;
- renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo;
participar de concorrência pública ou administrativa da União, dos estados, dos territórios, do Distrito Federal ou dos municípios, ou das respectivas autarquias.
Documentos necessários
Para fazer a revisão, o cidadão deve apresentar, obrigatoriamente, um documento oficial de identidade com foto (RG, CNH, Carteira de Trabalho, Carteira Profissional, por exemplo) e comprovante de residência (conta de luz, água, telefone, boleto de IPTU, contrato de aluguel).
Segundo o TRE-MT, os comprovantes devem estar em nome do requerente, de seu cônjuge ou companheiro (a) ou de parente seu em linha reta consanguínea, até o 2º grau (pais, filhos, avós, netos).
No caso de homens com mais de 18 anos que solicitação a primeira via do título (alistamento) é necessário também apresentar o comprovante de quitação com o serviço militar.