Deputado avalia Taques como “melhor da história”

“Só falta vontade para colocar salário em dias”. Essa é a afirmação do deputado estadual, Wilson Santos (PSDB), ao garantir que existe dinheiro em caixa, mas o governador Mauro Mendes (DEM), não priorizou o salário dos servidores.

 A declaração do parlamentar aconteceu em meio à votação do pacotão dos de medidas encaminhados pelo executivo para Assembleia Legislativa e aprovada na noite desta quinta-feira (24). 

“Governo não paga folha de dezembro nem o restante do 13° porque não definiu como prioridade. Se quisesse colocar em dia o salário dos servidores, já estaria pago, porque teve tempo e dinheiro suficiente e para regularizar os salários”, afirma. 

O parlamentar explica que o Estado arrecadou o suficiente para realizar o pagamento do salário da folha de dezembro em dias, e do 13° dos aniversariantes de novembro, dezembro e comissionados. Porém, o salário de dezembro foi escalonado e será totalmente quitado no próximo dia 30, enquanto o 13° divido em quatro parcelas. 

“A arrecadação do Estado é uma média de R$ 50 milhões por dia, o que tem atrasado a folha de dezembro é 2/12 avos do 13°, mais os comissionados. Tudo dava 700 milhões. Passados mais de 23 dias, já se arrecadou dinheiro suficiente, era só ter priorizado”, destaca. 

A dívida do Estado atual não justifica o atraso salarial. Essa é a leitura do deputado, que lembrou que quando assumiu a prefeitura de Cuiabá, 2005, conseguiu equilibrar as três folhas que estavam atrasadas. Isso porque, abriu mão de pagar outras dívidas para valorizar os servidores.  “Quando fui prefeito, regularizei três folhas de salários inteiras em 56 dias, suspendendo todo tipo de pagamento para pagar os salários”. 

Wilson ainda lembrou que o ex-governador Pedro Taques (PSDB) foi um dos melhores gestores, porque mesmo com crise financeira, priorizou o Reajuste Geral Anual (RGA) e só parou de pagar por decisão do Tribunal de Contas do Estado.

Ele ainda acredita que em breve a sociedade irá reconhecer que o tucano foi um dos melhores governadores de Mato Grosso. “Taques concedeu todas RGA, só não concedeu 2018 por causa do TCE”. 

Por fim, o deputado garante que votou contra os novos critérios para pagamento do RGA, por existir outras leis que amparam a mesma lei.  “Votei contra o projeto do RGA porque  já existem três leis, a LRF, a própria lei do ex-governador Blairo Maggi que apresenta essas condições”. 

REBATE

Após o deputado Wilson Santos elogiar o ex-governador Pedro Taques (PSDB), a deputada Janaina Riva (MDB) subiu a tribuna e detonou a gestão passada. “A fala do Wilson Santos sobre o RGA nos contempla, mas não no que tange ao Governo Pedro Taques. Foi criminoso o que ele fez com as contas do Estado”.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *