https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2016/04/WP.jpg

Você sabe o que foi a Matoveg?

Foi uma indústria de óleos vegetais pioneira no Estado de Mato Grosso.  Organizada em 1963 e instalada em Várzea Grande em 1966, ocupou uma área do Morro Vermelho, ao lado dos primeiros quilômetros da via asfaltada da BR-364, hoje Avenida da FEB.

Sua inauguração aconteceu com a presença do presidente do Brasil Castelo Branco e das mais importantes autoridades militares, comerciais, industriais, eclesiásticas e políticas do Estado.

A empresa teve como fundadores vinte e um dos seus primeiros acionistas, entre eles o ex- governador Júlio Muller e o senhor Guilherme de Abreu Lima. No início o empreendimento foi movido mais pelo patriotismo do que pelos interesses particulares.

O governador Julio Muller era um homem muito simples e trabalhador e após deixar o Governo do Estado, achando que ainda podia ser útil, resolveu montar uma empresa para fabricar óleo vegetal, a partir extração do coco babaçu. Montou com todo cuidado, ficando o seu escritório no antigo Hotel Fení¬cia e a fábrica em Várzea Grande, perto da entrada da ponte Eliza Bocaiúva Correa da Costa – Ponte Velha.

O objetivo dessa arrojada indústria era o aproveitamento das reservas naturais oleaginosas da região amazônica e o estímulo ao plantio do amendoim, do algodão, do gergelim e da mamona, fomentando a produção no Estado. Visava ainda a outras duas finalidades: evitar a evasão de capital para outros Estados produtores de óleos e dar oportunidade a outros trabalhadores, á procura de serviços.

A empresa tinha sete pavilhões em estruturas metálicas e de alvenaria, em uma área de quatro mil metros quadrados devidamente equipados com moderna instalação (para a época) de máquina de prensagem, refinação, saboaria, laboratório, armazenagem, etc.

Estima-se que foi investido cerca de cinco milhões de cruzeiros.

Foi sem dúvida um empreendimento que se deve ao arrojo de homens da como Guilherme de Abreu e Júlio Muller, que se arriscaram confiantes no futuro de Mato Grosso.

Era início do desenvolvimento de Várzea Grande para chegar a ser a Cidade Industrial de hoje. Foram doados a partir de então áreas de terras para que muitas outras empresas viessem para a cidade fundada por Couto Magalhães.

DECEPÇÃO 

Após algum tempo e com a fábrica em funcionamento, o equipamento montado não conseguia quebrar o coco babaçu.

Depois muitos prejuízos, o senhor Júlio resolveu trazer senhoras da região nordeste do país e que tinham práticas em quebrar o coco, colocando-o entre os joelhos e quebrando com um golpe de machadinha para trabalhar na fábrica. Também não deu certo.

O senhor Júlio Muller, com grades prejuí¬zos e triste porque o seu sonho havia acabado depois de muita luta, fechou as instalações da MATOVEG – Indústria Mato-grossense de óleos Vegetais S/A e terminou seus dias cuidando de uma pequena fazenda na Serra de São Vicente.

Wilson Pires é Jornalista em Várzea Grande 

Veja Mais

Um comentário em “Você sabe o que foi a Matoveg?”

  1. moisés disse:

    quem é julio muller, empresário…??? sempre mamou nas tetas do Estado…. deu no que deu…quebrou

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *