A deputada Janaina Riva (MDB) divulgou uma carta aberta nesta quarta-feira (30) explicando os motivos que a levaram a não seguir com os novatos na eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa. Ela tentará a vice-presidência do Parlamento Estadual ao lado chapa de Eduardo Botelho (DEM), que deve ser eleito novamente presidente do Legislativo.
Entre os motivos, Janaina diz que ficou quatros anos na oposição durante o mandato do governador Pedro Taques (PSDB) e conclui que poderia ter ajudado ainda mais o Estado.
Para ela, “ficar gritando atrás do balcão nunca levou ninguém a nada”, em nítida crítica aos colegas novatos.
Janaina chegou a ser cotada pelos novatos para tentar uma candidatura ao comando da Casa, mas ela recuou.
Veja o comentário da deputada sobre a questão:
“Oi, pessoal. Boa tarde! Tem muita gente me perguntando sobre a composição da mesa diretora e questionando sobre porque eu não compus com uma chapa só de novatos para buscar a presidência da Assembleia Legislativa. Vamos lá:
O primeiro ponto é que eu não trabalho com veto ou exclusão de pessoas por conta do número de mandatos que elas têm ou por pertencer a um partido A ou B. Fui excluída por um governo ao longo dos últimos 4 anos e sei o quanto poderia ter contribuído ainda mais com o meu estado, se tivesse tido essa oportunidade.
O segundo ponto é que não julgo os meus colegas de trabalho pelo partido que fazem parte. O fato de um pertencer ao PT e outro ao PSL, não significa que um tem mais caráter que o outro, ao contrário, significa apenas que possuem ideias diferentes. Eu sempre acreditei numa mesa diretora mista, composta por múltiplos partidos, por pessoas com bandeiras diferentes, assim como Mato Grosso é composto por diferentes realidades.
Por último, vale reforçar que quem deseja mudança tem que fazer parte do processo. Isso vale para candidaturas a cargos eletivos, para mesa diretora e para vida: ficar gritando atrás do balcão nunca levou ninguém a nada. A mudança que eu quero ver no mundo e na política, começa por mim, por cada um de nós”.
(Deputada Estadual Janaina Riva)