O plantio do algodão da safra 2018/19 foi encerrado na última semana em Mato Grosso. Segundo o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária, o início da semeadura foi postergado no comparativo aos anos anteriores.
O motivo, de acordo com o Imea, é o atraso no início do cultivo da primeira safra por causa da ausência de chuvas. “Por outro lado, a melhora nas condições climáticas e o adiantamento da colheita de soja no estado possibilitaram a rápida evolução da semeadura do algodão segunda safra, o que propiciou que o processo ficasse adiantado em relação à média dos últimos cinco anos e à safra passada em grande parte do tempo”, afirmam os técnicos do instituto.
A meteorologia prevê que em março o volume de chuvas deve ser grande em boa parte de Mato Grosso. Mesmo com isso as condições climáticas e o controle da sanidade das lavouras deverão ser monitorados de perto, ou seja, serão os focos dos agricultores.
O preço do produto na última semana fechou em queda de 0,50%, segundo o Cepea. Com isso a cotação ficou em R$ 292,52/lp.