Com ídolo no banco, Palmeiras abre trajetória rumo ao bi da Libertadores

Vinte anos depois de conquistar a Libertadores, o Palmeiras inicia nesta quarta-feira (6) sua tentativa do bicampeonato, ao estrear diante do Junior Barranquilla, na Colômbia. No banco de reservas do Verdão, um dos personagens remete diretamente ao ano de 1999 e ao título histórico conquistado pelos alviverdes: Luiz Felipe Scolari.

A primeira passagem de Felipão pelo Palmeiras foi iniciada em 1997. Depois de um rápido período no futebol japonês, o treinador, campeão da Libertadores com o Grêmio em 1995, chegou ao Verdão com o projeto de levar o time para disputar o Mundial, em Tóquio, no Japão.

Naquela época, apenas os campeões do Brasileirão e da Copa do Brasil eram os representantes do país no torneio continental. Por isso, o vice-campeonato brasileiro de 1997 fez o Palmeiras bater na trave na classificação.

A confirmação da vaga na Libertadores veio com o título da Copa do Brasil no primeiro semestre de 1998, com direito a aquecimento para a competição sul-americana com conquista na Copa Mercosul no fim daquele mesmo ano.

Na Libertadores de 1999, o Verdão dividiu o grupo com os paraguaios Cerro Porteño e Olímpia, além do rival Corinthians. No caminho do clube ainda passaram o Vasco, que era o atual campeão do torneio, River Plate e Deportivo Cali.

De volta ao Palmeiras em 2018, Felipão teve boa campanha no mata-mata da Libertadores do ano passado, quando eliminou Cerro Porteño e Colo-Colo, mas parou no Boca Juniors na semifinal.

Segundo técnico que mais vezes dirigiu o Verdão na história, Scolari é o comandante com mais jogos de Libertadores pelo clube. Em três passagens, sempre avançou pelo menos até a semifinal: campeão em 1999, vice em 2000 e semifinalista em 2018.

No total, são 34 jogos do treinador pelo Palmeiras no torneio, com 17 vitórias, seis empates e 11 derrotas. Em 2019, os rivais do Verdão na fase de grupo serão Junior Barranquilla (Colômbia), San Lorenzo (Argentina) e Melgar (Peru).

O primeiro jogo da trajetória rumo ao bi será às 21h30 (de Brasília) desta quarta-feira, contra o Junior, em Barranquilla.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *