https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2019/08/68b6a60f-ef27-46e1-99c7-4d1d00f0e3bd-e1566834533574.jpeg

DIÁLOGO BRASIL-JAPÃO

Ministra defende ampliação do comércio agrícola bilateral

Noaldo Santos/Mapa

Ao abrir o Diálogo Brasil-Japão, na Fiesp, em São Paulo, a ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) defendeu nesta segunda-feira (26) a ampliação do comércio entre os dois países. O ministro da Agricultura, Floresta e Pesca japonês, Takamori Yoshikawa, também participa do evento.

Tereza Cristina e Yoshikawa reuniram-se, em maio, em Tóquio, quando a ministra fez uma viagem ao país. Na ocasião, foi confirmada a realização do diálogo no Brasil e a presença do ministro japonês.

Em discurso, o fluxo comercial do agronegócio entre os dois países cresceu 130% nos últimos 20 anos, porém o Brasil não figura entre os principais destinos dos investimentos japoneses no exterior.

O Japão é o quarto maior importador de produtos agrícolas do mundo. E o Brasil é o principal fornecedor de alguns deles, como carne de frango in natura, café verde, etanol e suco de laranja. Em 2018, os produtos brasileiros foram responsáveis por apenas 3,2% das importações agrícolas do mercado japonês.

“O Brasil é comprovadamente uma terra de oportunidades e um destino confiável para o capital estrangeiro. Gostaria de destacar o potencial de investimentos em infraestrutura e logística em nosso país e, em especial, no escoamento da produção agrícola”, disse a ministra.

Tereza Cristina destacou que o agro brasileiro atende às exigências dos compradores globais. A ministra citou a eficiência do sistema de defesa sanitária agropecuária e o fato de 66% da vegetação nativa serem preservados no território nacional.

“Os exigentes compradores globais precisam ser informados sobre a realidade da produção dos alimentos no Brasil, desde a sua origem nas fazendas até a mesa do consumidor. É fundamental que o mundo conheça o exemplo que a agricultura brasileira tem a dar em aspectos ambientais, sociais e trabalhistas”.

Após a abertura do evento, os ministros participam de encontro bilateral.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Mais