ALMT - Posto TRE - Abril

Polícia Militar comemora 184 anos com promoção de praças e oficiais

A Polícia Militar realiza nesta quinta-feira (05.09) a solenidade em comemoração aos 184 anos da corporação. O evento será às 19 horas, no Quartel do Comando Geral, com a promoção de 546 policiais, além da entrega da comenda Homens do Mato para diversas personalidades, entre elas, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, e o governador Mauro Mendes.

Serão promovidos, na solenidade, 412 praças, aos postos de subtenente, sargento e cabo, e 134, ascenderão a oficiais, aos postos de tenente, capitão, major, tenente-coronel e coronel. O Comando Geral está localizado na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 6135, no bairro Novo Paraíso.

O efetivo da PM hoje é de cerca de 7,5 mil agentes. De janeiro a julho de 2019, 8.252 pessoas foram presas em ações de prevenção e repressão à criminalidade. No mesmo período, os policiais apreenderam 2,5 toneladas de drogas e 1.164 armas de fogo, recuperaram 1.433 veículos roubados e furtados e capturaram 1.141 foragidos ou que estavam com mandados de prisão em aberto.

Além das operações de combate à criminalidade, a corporação atua em projetos sociais, como o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), cuja sede passou por reforma e foi reinaugurada na segunda-feira (02.09). Desde o ano de 2000, quando foi instituído em Mato Grosso, o Proerd formou 340 mil estudantes no curso que ensina a dizer não às drogas e a prevenir outras formas de violência, como o bullying. Este ano, a PM está ministrando cursos simultaneamente em mais de 100 escolas de 60 municípios.

No total, a Polícia Militar atua em 40 projetos sociais e todo o Estado, atendendo cerca de 3 mil pessoas, entre crianças, jovens e adultos, com ensino sobre meio ambiente, prática esportiva, cultura e lazer. Em Cuiabá e Várzea Grande, crianças são destaques no esporte através dos programas ‘Judô Bope’, ‘JiuJitsu Rotam’ e ‘4º Bravo Lutas’.

Em Juara (709 km de Cuiabá) e Nova Lacerda (546 km de Cuiabá), estudantes da rede pública freqüentam os programas ‘PM Mirim’ e  ‘Guarda Mirim’, respectivamente, que têm como objetivo a prevenção à violência, valorização da vida e o ensino sobre cidadania, direitos e deveres.

“Homens do Mato”

No dia 05 de setembro de 1835, por meio da  Lei nº 30/1835, aprovada pela Assembléia Legislativa Provincial de Mato Grosso, surgia oficialmente o Corpo Policial ‘Homens do Mato’, então formado por um grupo de menos de 20 policiais. Quarenta e quatro anos depois, em 1891, o nome Polícia Militar pela apareceu primeira vez, com a nomeclatura ‘Corpo de Polícia Militar’.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *