Orquestra Jovem de Nova Mutum participará do Funarte na UFRJ

A Fundação Nacional de Artes – Funarte, por meio do seu Centro da Música, divulga o cronograma de atividades dos Painéis, Pré-Bienais de Bandas de Música e do II Simpósio Funarte-UFRJ de Bandas, em 2019, entre os meses de setembro e novembro. A primeira cidade a receber a ação será Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, dia 5 de setembro, com a realização da primeira Pré-Bienal. Depois vem Jaguaribe, no Ceará, dando início aos Painéis, de 27 a 29 de setembro. O Rio de Janeiro vai sediar o II Simpósio Funarte-UFRJ de Bandas, de 18 a 21 de novembro. Todas as atividades são gratuitas. As inscrições são presenciais ou on-line.

No programa de ensino dos Painéis Funarte de Bandas de Música, os participantes vão receber aulas de instrumentos, prática de conjunto, arranjos musicais, regência, manutenção básica e reparo de instrumentos de sopro. Já nas Pré-Bienais Funarte de Bandas de Música são realizados encontros regionais com a participação de regentes, compositores, arranjadores e apoiadores do movimento. O objetivo do programa é tornar a banda de música um importante fator de transformação social e cultural.

Os Painéis Funarte de Bandas de Música são cursos intensivos de capacitação para regentes e instrumentistas de sopro e de percussão, provenientes das tradicionais bandas de música. A proposta dos Painéis é atuar no desenvolvimento e aprimoramento das atividades de educação musical e artísticas de uma banda.

As cidades que vão receber a programação do projeto são: Jaguaribe, no Ceará (CE), em setembro; São Luís, no Maranhão (MA) e Nova Mutum, em Mato Grosso (MT), em outubro; e Rio de Janeiro (RJ), em novembro. As atividades ministradas no Rio de Janeiro acontecem dentro do II Simpósio Funarte-UFRJ de Bandas, que será realizado de 18 a 21 de novembro, na Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ.

As Pré-Bienais têm o objetivo de estimular o fortalecimento de uma rede de comunicação entre as diversas ações que estão sendo realizadas pelo Brasil afora em prol das bandas de música. O intuito do programa é estimular a troca de experiências das iniciativas de sucesso, objetivando o compartilhamento de conhecimento das diferentes realidades das regiões do país.

A programação seguirá esse cronograma: Porto Alegre (RS), dia 5, e Jaguaribe (CE), 26 de setembro; São Luís (MA), dia 3, e Nova Mutum (MT), 10 de outubro; Mogi das Cruzes (SP), dia 8, Rio de Janeiro, dia 20, e Manaus (AM), dias 29 e 30 de novembro.

Sobre as inscrições

As inscrições para os Painéis Funarte de Bandas de Música podem ser realizadas através do link (acesse aqui a ficha de inscrição)

Os formulários devem ser encaminhados pelos Correios ou via e-mail para os responsáveis pelas inscrições, em cada local estabelecido para a realização dos cursos. Em alguns casos, as inscrições podem ser feitas através do link disponibilizado por cada polo. Já as inscrições para participar das Pré-Bienais Funarte de Bandas de Música e do Simpósio Funarte-UFRJ de Bandas vão ocorrer somente em formato on-line.

Veja a relação dos locais, datas, e cursos (com a quantidade de vagas) oferecidos pelos Painéis Funarte de Bandas de Música 2019:

Nova Mutum (MT), de 11 a 13 de outubro

Cursos oferecidos: Instrumentação/Arranjos Musicais (30 vagas); Bombardino/Tuba (30); Clarineta (30); Saxofone (30); Trompete (30); Trombone (30), Regência (45) e Percussão (30)

Local de Inscrição: Escola de Música de Nova Mutum, Av. Mutum, 712N – Centro, Nova Mutum, Mato Grosso (MT). Responsável pelas inscrições: Raquel Karoline Ferreira, Maiores informações através dos telefones; (65) 3308-3667 / (65) 99801-9004, ou pelo e-mail comunicaçã[email protected]

Demais agendas pelo Brasil

Jaguaribe (CE), de 27 a 29 de setembro

Cursos oferecidos: Instrumentação/Arranjos Musicais (30 vagas); Bombardino/Tuba (30); Clarineta (30); Saxofone (30); Trompete (30); Trombone (30), Regência (45) e Percussão (30) Local de Inscrição:

Secretaria Municipal de Educação e Cultura – Jaguaribe/CE Endereço: Avenida 8 de Novembro, 767 – Centro, Jaguaribe – Ceará (CE) Responsável pelas inscrições: Jaqueline Leite Inscrições on-line: https://mapacultural.secult.ce.gov.br/oportunidade/1475/Tel.: (88) 3522-1373

São Luís (MA), de 4 a 6 de outubro

Cursos oferecidos: Instrumentação/Arranjos Musicais (30 vagas); Bombardino/Tuba (30); Clarineta (30); Saxofone (30); Trompete (30); Trombone (30), Regência (45) e Percussão (30) Local de Inscrição:

Escola de Música do Estado do Maranhão – Lilah Lisboa de Araújo Rua da Estrela, 363, Praia Grande, Centro – São Luís, Maranhão (MA) Responsável pelas inscrições: Prof. Jairo Moraes Inscrições on-line: http://www.cultura.ma.gov.br/emem/ Tel.: (98) 98193-5981

Rio de Janeiro (RJ), de 18 a 20 de novembro

Cursos oferecidos: Reparo e Manutenção de Instrumentos de Sopro (20 vagas); Repertório tradicional das bandas (30); Saxofone (30); Regência (45); Percussão (30), e mais cinco (5) workshops a serem anunciados em breve.

Local de Inscrição: Escola de Música da UFRJ Endereço: Rua do Passeio, 98, Lapa, Cinelândia – Rio de Janeiro (RJ) Responsável pelas inscrições: Setor artístico da Escola de Música da UFRJ Inscrições on-line: www.simposiobandasufrj.com Tel.: (21) 2240-1441

 

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *