Hemocentro recebe equipamentos para produção de plaquetas

Único banco de sangue público de Mato Grosso, o MT Hemocentro recebeu um investimento de R$ 1,3 milhão por parte do Governo do Estado, para aqusição de novas centrífugas refrigeradas que serão distribuídas para a hemorrede. Até o momento, um total de seis centrífugas foram licitadas, das quais três já estão no banco de sangue e serão destinadas aos municípios de Sinop, Primavera do Leste e Rondonópolis.

“Este investimento é uma forma de aprimorar a estrutura do MT Hemocentro, uma unidade especializada que desempenha um papel fundamental para todas as unidades de saúde do estado. A atual gestão da Secretaria de Estado de Saúde está atenta às necessidades do banco de sangue e pretende continuar investindo de forma significativa nesta importante estrutura”, disse o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.

De acordo com a diretora do MT Hemocentro, Gian Carla Zanela, até o final de outubro, outras três centrífugas serão entregues para as Unidades de Coleta e Transfusão (UCTs) nos municípios de Juína, Água Boa e Colíder. Mais seis centrífugas estão em processo licitatório e, assim que concluído o certame, serão destinadas a outros municípios da hemorrede.

“Esses equipamentos representam um marco histórico para a hemorrede, isto é, as unidades de coleta e de transfusão de sangue localizadas em cidades estratégicas para atender a demanda do interior do Estado.

As máquinas são as melhores que estão no mercado atual e são totalmente automatizadas, o que diminui o risco de acidente de trabalho para as equipes que usam esse instrumento diariamente”, destacou.

A centrífuga refrigerada é utilizada para a produção de plaquetas, concentrados de hemácias, plasma e crioprecipitado, que são os componentes do sangue destinados para o tratamento de pacientes com queimaduras e que tenham doenças do sangue – como hemofilia, anemias, doença de Von Willebrand, doença de Guacher, talassemias, artrite hemofílica, entre outras.

A diretora também ressalta que essa produção de hemoderivados do sangue atende aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) atendidos em hospitais, prontos-socorros e outras unidades de saúde de todo o Estado, além de também abastecer o atendimento ambulatorial das patologias relacionadas ao sangue, que é realizado no ambulatório do MT Hemocentro, em Cuiabá.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *