ALMT - Posto TRE - Abril

Mendes defende ‘Cota Zero’ que visa fomentar o turismo e conservação

O governador Mauro Mendes (DEM) em coletiva com  a imprensa, na manhã desta segunda-feira (16), reafirmou a importância da aprovação da polêmica proposta do “Cota Zero”. Visando a conservação dos peixes nativos e prevendo o aumento do turismo mato-grossense, Mauro investe nesta pauta que está na Assembleia Legislativa para votação.

“O que nós estamos propondo é, a suspensão por cinco anos da possibilidade de transporte e comercialização de peixes nativos, não proibimos que ninguém vá à beira do rio, e pesque, inclusive o ribeirinho pode pescar e comer o peixe na beira do rio, o cidadão que for acampar, pode pescar e comer, o que nós estamos proibindo é o transporte e a comercialização por cinco anos”, esclareceu Mauro.

O ponto é polêmico porque impacta diretamente na estrutura econômica de diversos municípios e regiões ribeirinhas do estado.

O texto original já foi analisado pela comissão de mérito e agora a Casa aguarda uma posição do Poder Executivo sobre a possibilidade de ampliar os estudos.

Com o objetivo de recuperar o estoque pesqueiro e fomentar a pesca esportiva, Mende vê que o Cota Zero possibilita o enriquecimento do setor turístico do pantanal com mais peixes nos rios.

“O turismo todo mundo sabe aqui, que é, a grande indústria desse novo século, muita gente aposentando, gente querendo andar o mundo, nós temos o pantanal aqui, com grande potencial, e é ridículo a quantidade de gente que recebemos, em termo de turismo”, disse Mendes.

Além de fomenta o turismo e preservar os peixes nativos, o governador foi mais a fundo e falou sobre pessoas que burlam a lei e conseguem fazer a carteirinha de pescador profissional, denunciando esse falha que acabaria com o Cota Zero.

“Nós temos já identificado, pela inteligência do governo, funcionários públicos que tem carteira profissional de pescador e recebem seguro desemprego, nós temos gente que tem dois, três carros em seu nome, que tem propriedades de alto valor em Cuiabá, que tem carteira profissional de pescador”, denunciou democrata.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *