ALMT - Posto TRE - Abril

Líder do governo fala sobre preocupação com projeto polêmico na AL

O líder do governo na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Dilmar Dal’Bosco (DEM), reforça o pedido do governador Mauro Mendes (DEM) para aprovação do polêmico projeto de lei conhecido como Cota Zero.

Em conversa com o Site Mato Grosso Mais, deputado também demonstrou umas das preocupações da Assembleia nesta pauta.

“É importante para o Estado, nós estamos com grandes dificuldades, temos que achar uma solução para a questão dos nossos rios. Eu sou do interior e lá, na região do Teles Pires, por exemplo, está acabando os peixes, qual que é a solução, já pedimos um estudo para que possamos nos embasar mais nisso”, defendeu o parlamentar.

O governador Mauro Mendes (DEM), esta semana, também reafirmou a importância da aprovação dessa proposta.

Visando a conservação dos peixes nativos e prevendo o aumento do turismo mato-grossense, Mauro e Dilmar investem neste assunto que está na Assembleia Legislativa para votação, mas deve ser apreciado somente em 2020.

“O que nós estamos propondo é a suspensão por cinco anos da possibilidade de transporte e comercialização de peixes nativos, não proibimos que ninguém vá à beira do rio, e pesque, inclusive o ribeirinho pode pescar e comer o peixe na beira do rio, o cidadão que for acampar, pode pescar e comer, o que nós estamos proibindo é o transporte e a comercialização por cinco anos”, esclareceu Mauro.

O ponto é polêmico porque impacta diretamente na estrutura econômica de diversos municípios e regiões ribeirinhas do estado.

“O maior problema nosso hoje, é como que nos vamos tratar do recadastramento do pescador profissional, a maior preocupação da Assembleia é a questão do pescador, como ele vai sobreviver. Para isso, nós temos que fazer o recadastramento, temos que ter recursos financeiros para pagar os oito meses do período do defeso”, disse Dal’Bosco.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *