JOÃO AUGUSTO CORRÊA/PROCON-MT
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O Procon-MT registrou em março 3.737 reclamações. O dado é uma somatória dos registros do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), que teve 1.823 atendimentos presenciais, e da plataforma consumidor.gov.br que registrou 1.914 atendimentos online.
Sindec
No Sindec, a área “Serviços Essenciais” segue na liderança do ranking com 1.119 registros. Dentro dessa área, o assunto mais reclamado pelos consumidores ainda é “Energia Elétrica”, que fechou com 667 registros, 83% dessas reclamações são de problemas “cobrança indevida/abusiva”, o mais reclamado de março.
Na sequência de assuntos mais demandados na área de “Serviços Essenciais”, aparece “Água/Esgoto”, com 223 registros, seguido de “Telefonia Celular”, com 153 reclamações. Nesses dois assuntos, a cobrança indevida também se mantém como problema mais questionado pelos consumidores.
O segundo lugar do ranking do Sindec é ocupado pela área “Assuntos Financeiros”, que apresentou em maio 325 reclamações, sendo: 111 registros para o assunto “Banco comercial”, 76 para “Cartão de Crédito” e 69 para “Financeira”.
A área “Serviços Privados” ficou na terceira posição, com 175 registros. No assunto “Escola (Pré, 1º, 2º Graus e Superior)” foram registradas 43 reclamações; “Agências e Operadoras de viagens (pacotes turísticos)” teve 29 e “Estabelecimento comercial (supermercado, loja, padaria, locadora, frutaria, etc.)” 26 registros.
Na quarta posição está a área “Produtos”, com 133 registros. Para o assunto “Telefone (Convencional, Celular, Interfone, etc.)” foram 15 reclamações; “Produto de Uso Pessoal (Barbeador, Depilador, Secador, outros)” 11; e “Combustível Automotivo (Gasolina, Álcool, Diesel, Gás)”, oito.
A área “Saúde” ocupa o quinto lugar do ranking com 57 reclamações. Em seguida aparece a área “Habitação” com 11 registros. E na sétima e última posição do ranking de março é ocupada pela área “Alimentos”, com três registros.
ÁREA | Nº DE RECLAMAÇÕES |
Serviços Financeiros | 610 |
Telecomunicações | 488 |
Transporte | 278 |
Água, energia e Gás | 122 |
Produtos de telefonia e informática | 114 |
Turismo/Viagens | 91 |
Demais Produtos | 69 |
Demais Serviços | 63 |
Produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos | 52 |
Saúde | 19 |
Habitação | 4 |
Educação | 3 |
Alimentos | 1 |
TOTAL | 1.914 |
Na plataforma de registro de reclamações online consumidor.gov o Procon Estadual registrou 1.914 reclamações em março deste ano. A área ”Serviços Financeiros” lidera com 610 reclamações. Em segundo lugar estão ”Telecomunicações”, com 488 reclamações; e em terceiro “Transporte”, com 278.
*Atendendo ao Decreto Estadual nº 415, de 18 de março de 2020 e à Portaria da Setasc nº 0190/2020, desde o dia 23/03/20202, o atendimento ao público no Procon-MT passou a ser apenas on-line, por meio do e-mail, WhatsApp (das 7h30 às 12h30) e pela plataforma www.consumidor.gov.br. A medida é necessária para diminuir os riscos de contaminação e propagação da doença, seguindo as recomendações do Governo de Mato Grosso e da Organização Mundial da Saúde (OMS).