https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2020/06/Máscara-de-TNT-inadequada-apreendida-no-município-de-Barra-do-Garças.jpg

ALMT - Posto TRE - Abril

CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM

Mais de 100 unidades não têm plano em caso de afastamento de profissionais

NEUSA BAPTISTA PINTO/ASSESSORIA
[email protected]

Máscara de TNT inadequada apreendida no município de Barra do Garças

Das  233 unidades de saúde fiscalizadas pelo Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso (Coren-MT) no último mês, 112 não apresentaram plano de contingência para substituição de profissionais de enfermagem em caso de afastamento e 48 não possuíam plano de contingência institucional.

Um cenário já conhecido, que se torna mais preocupante diante da escassez de recursos humanos da área da saúde para o enfrentamento à pandemia de Covid-19 em todo o país.

Segundo o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) há um déficit de pelo menos 17 mil enfermeiros e técnicos de enfermagem em todo o território nacional.

Além disso, o Brasil contabiliza hoje 16.698 casos reportados de Covid-19 entre profissionais da enfermagem e lidera o ranking mundial de óbitos desta categoria, com 165 registros.

Entre as vítimas fatais, 84,7% são mulheres. Em Mato Grosso, são 169 profissionais afastados por suspeita ou confirmação da doença e duas mortes registradas.

A fiscalização, realizada pelo Coren-MT entre os dias 23 de abril e 27 de maio junto a 219 unidades de saúde públicas e 14 privadas, abrangeu 45 instituições de referência para atendimento à Covid-19.

Em 34 delas, foram encontradas deficiências na capacitação das equipes de enfermagem para atendimento a casos da doença. Em 70 instituições havia problemas com a qualidade ou quantidade de máscaras N95/PFF2 e, em 58, falhas no fornecimento de máscaras cirúrgicas.

Em 36 delas não haviam sido adotadas medidas de proteção a profissionais do grupo de risco e 26 não haviam implantado métodos de limpeza e desinfecção adequados aos padrões recomendados pelas autoridades sanitárias, mas houve apenas três casos em que não foi encontrado álcool 70% disponível.

Quarenta e cinco notificações por irregularidade foram expedidas pelo Coren-MT e 10 encaminhados às secretarias municipais e estadual de saúde.

Atendimentos

Fiscais do órgão realizaram 1.066 atendimentos e 234 instituições responderam ao levantamento situacional sobre as condições de trabalho e proteção à saúde dos profissionais, que  está sendo aplicado por conselhos regionais de todo o país desde o mês de março.

Neste período, o Coren-MT averiguou 82 denúncias, das quais 90% tratavam de problemas com equipamentos de proteção individual (EPI).

mascara inadequada encontrada no hospital municipal de santo antônio.jpg

Máscara inadequada no município de Ponte Branca.png

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *