DA REDAÇÃO / IZABEL TORRES
[email protected]
Na semana passada em coletiva de imprensa, o prefeito de Rondonópolis, José Carlos do Pátio (SD), anunciou que o município havia recebido 5.166 doses da vacina Coronavac, para imunização contra a Covid-19. Porém, o que se descobre uma semana depois é que na verdade só a metade desse lote chegou ao município.
A revelação foi feita pelo vereador José Felipe Horta Júnior, o Dr. Felipe (PODEMOS), durante o uso da Tribuna Livre da Câmara de Rondonópolis, durante a sessão desta quarta-feira (27/01). De acordo com o vereador a situação só foi descoberta porque durante conversa com o coordenador da Atenção a Saúde, ficou sabendo que a população vacinada será reduzida pela metade.
O que deve ficar bem claro é que, quando anunciada pelo prefeito na semana passada, a chegada das vacinas era referente a um lote de 5.166 doses e que o segundo lote chegaria no prazo de 21 dias.
Outro ponto questionado pelo parlamentar é o critério de escolha de pessoas a serem vacinadas. “Teriam que ter sido vacinadas primeiro as pessoas dos hospitais, os profissionais que estão nas UTIs Covid, depois os servidores dos postos sentinelas e na sequência os profissionais que atuam nos laboratórios. E o que a gente percebe é que isso não aconteceu. Eu entendo que foi uma falta de respeito com os profissionais que estão na linha de frente”, concluiu o vereador que disse ainda que devem ser incluídos na lista de prioridades os coveiros e funcionários de funerárias.
A previsão da chegada do segundo lote das vacinas Coronavac é de 15 dias. Agora sabemos que na verdade o município deve receber 2.583 doses que seria a segunda metade do lote anunciado anteriormente.