https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2021/02/Mauro-Mendes-e-Emanuel-Pinheiro.jpg

ALMT - Posto TRE - Abril

COLAPSO NA SAÚDE

Governo de MT já estuda implementar um verdadeiro lockdown; Emanuel descarta possibilidade

DA REDAÇÃO / LEONARDO MAURO
[email protected]

Reprodução

Informações dão conta que o Governo do Estado de Mato Grosso, na pessoa do governador Mauro Mendes (DEM), já cogita a implementação de um verdadeiro Lockdown no Estado. De acordo com informações levantadas pela redação do Site Mato Grosso Mais, nesta sexta-feira (19), a gestão já estuda viabilidades, impactos negativos e positivos caso seja necessário o fecha tudo, informações não oficiais.

Agora na tarde desta sexta (19), o Prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro (MDB), de antemão, solta um áudio dizendo que descarta qualquer iniciativa de fecha tudo e revela reunião de praticamente ultima hora entre a Prefeitura da Capital, o Governo do Estado, o Ministério Publico, a Assembleia Legislativa (ALMT) e o deputado federal Emanuel Pinheiro Neto.

“Boa tarde, desde hoje cedo tenho sido bastante abordado sobre uma possível, uma suposta decretação de lockdown em Cuiabá, quero afirmar que essa possibilidade não existe, ela está descartada”, disse o prefeito.

Tal reunião está sendo realizada agora às 16 horas, o assunto é sobre medidas para conter o crescimento do contágio causado pelo coronavírus, como a antecipação de feriados.

Ouça o áudio

Na última terça-feira (16), o Governo prorrogou o decreto e as medidas restritivas até o dia 4 de abril, já que os últimos 15 dias, não renderam resultados positivos, apenas aconteceu o agravamento da pandemia no Estado.

A prorrogação foi necessária porque o Estado ainda registra alto índice de contaminação e de ocupação de UTIs. O que preocupa a alta cúpula do Governo é que os números de mortes pela Covid-19, deixaram de ser estatísticas e passaram a serem nomes conhecidos e próximos e, também o colapso do sistema de saúde estatal.

Entenda o que é ‘lockdown’

“Lockdown” na tradução literal, significa confinamento ou fechamento total. Ela vem sendo usada frequentemente desde o agravamento da pandemia da Covid-19. Embora não tenha uma definição única, o “lockdown” é, na prática, a medida mais radical imposta por governos para que haja distanciamento social, de modo que geral, fique em casa.

Cada país ou região define de que forma este fechamento será feito e quais são os serviços considerados essenciais, que continuam funcionando.

  • Isolamento social – é, em princípio, uma sugestão preventiva para todos para que as pessoas fiquem em casa
  • Quarentena – é uma determinação oficial de isolamento decretada por um governo
  • Lockdown – é uma medida de bloqueio total que, em geral, inclui também o fechamento de vias e proíbe deslocamentos e viagens não essenciais

Medidas vigentes em Mato Grosso 

Na terça-feira (16.03), o Governo prorrogou o decreto e as medidas restritivas até o dia 4 de abril. A prorrogação foi necessária porque o Estado ainda registra alto índice de contaminação e de ocupação de UTIs.

Dessa forma, as regras ficam mantidas e válidas para os 141 municípios de Mato Grosso:

– De segunda à sexta, proibição de todas as atividades econômicas das 19h às 5h. Aos sábados e domingos, a proibição será após o meio-dia. A exceção fica por conta das farmácias, imprensa, hospedagem, serviços de guincho, segurança e vigilância privada, serviços de saúde, funerárias, postos de gasolina (exceto conveniências), indústrias, transporte de alimentos e grãos, e serviços de manutenção de atividades essenciais, como água, energia, telefone e coleta de lixo.

– Supermercados poderão funcionar nos sábados das 5h às 19h. Aos domingos até o meio-dia.

– Restaurantes, inclusive os localizados em shoppings, poderão atender nos sábados e domingos até às 14h.

– Fica autorizado o funcionamento de restaurantes e congêneres nas modalidades take-away e drive-thru somente até às 20h45m.

– Nos horários permitidos, as atividades econômicas deverão respeitar as medidas de segurança, como o uso de máscara, distanciamento e limitação de 50% da capacidade máxima do local.

– Eventos podem ocorrer dentro do horário permitido, respeitado o limite 30% da capacidade do local, e número máximo de 50 pessoas.

– Os serviços de entrega por delivery seguem autorizados até às 23h.

– O transporte coletivo e congêneres (Uber, 99, etc) podem funcionar normalmente.

– Toque de recolher a partir das 21h até às 5h, com proibição de circulação.

– Nos órgãos públicos estaduais, fica suspenso o atendimento presencial em todas as secretarias e órgãos do governo, com exceção das unidades finalísticas. Quanto a jornada de trabalho, cada secretaria/autarquia vai disciplinar medidas para redução do fluxo de pessoas.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 19 de março de 2021 às 20:40:40