https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2021/04/04-03-2021-Cuidados-de-biosseguranca-do-HEMOCENTRO-durante-as-doacoes-17.jpg

ALMT - Posto TRE - Abril

APONTA HEMOCENTRO

Com pandemia, doações de sangue caíram 37%

Michel Alvim | Secom-MT

A campanha Junho Vermelho, realizada este mês por instituições públicas e privadas da área da saúde, busca conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue. A ação ganha ainda mais relevância no contexto da pandemia, quando as doações caíram 37%.

De acordo com a diretora do Hemocentro, Gian Carla Zanella, de 2019 para 2020 houve uma queda de 37% no número de pessoas que procuraram o banco de sangue para fazer doações, porque muitos, principalmente do grupo de risco, estão com receio de ir ao banco de sangue devido à pandemia.

Ela afirma que o Hemocentro vem adotando medidas para dar mais segurança a quem deseja doar, como a possibilidade de acompanhar os estoques de cada tipo sanguíneo on-line e o tempo de resguardo para quem teve Covid-19 ou tomou vacina para a doença.

Durante a campanha do Junho Vermelho, muitos órgãos públicos e privados buscam fazer parceria para que seus colaboradores se solidarizem com toda a população. Essas parcerias são fundamentais para que continuem com os doadores de repetição, que são aqueles que vão sempre e são fundamentais para que o órgão consiga manter os estoques de sangue necessários.

Segundo Gian, essas campanhas maiores também trazem novos doadores que, ao doar uma vez, podem se tornar doadores de repetição, que são muito importantes para o país. Os homens podem doar de dois em dois meses e as mulheres de três em três.

Quem pode fazer a doação de sangue

Todas as pessoas saudáveis. Devem ter mais de 50 kg e entre 16 a 59 anos. Se tiver menos de 17 deve vir acompanhado de um representante legal que deve acompanhar o procedimento. Quem teve Covid-19 com um quadro mais leve, pode fazer doação depois de 30 dias.

Se tomou a vacina da Pfizer ou AstraZeneca é preciso aguardar sete dias para doar. Se tomou Coronavac precisa aguardar 48 horas para fazer a doação de sangue.

A pessoa deve ir alimentada. Se for após o horário de almoço deve aguardar 2 horas depois de se alimentar para doar. Também é necessário levar documentos pessoais com foto, ter dormido bem na noite anterior porque o repouso é fundamental para uma doação de sangue segura.

Agendamento

Para fazer o agendamento, o site MT Hemocentro mthemocentro.saude.mt.gov.br possibilita verificar o estoque de sangue e ver se está no nível estável ou crítico.

“Isso é importante porque, por exemplo, se sou B+ vejo que o meu tipo de sangue está com estoque estável, posso esperar um pouco mais para doar. Fazer uma coleta de sangue direcionada a esses dados é fundamental”, explica Gian.

Também continua sendo feito o agendamento por meio dos telefones (65) 3623-0044 (ramais 221 e 222) e whatsApp (65) 98433-0624.

O agendamento é fundamental para conseguir manter o distanciamento social. O Hemocentro procura atender no máximo cinco doadores a cada meia hora e assim cuidar da saúde do doador.

A coordenadora também conta que existe um problema de pessoas que agendam e não vão. A partir do momento que se faz o agendamento, é importante que, se não puder ir, avise para que esse horário seja aberto para outro doador.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 17 de junho de 2021 às 17:53:28