https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2021/07/Cirurgia.jpg

ALMT - Posto TRE - Abril

BOA NOTÍCIA

Cirurgias eletivas serão retomadas em Mato Grosso após decreto

DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]

Ilustração e Sandra Carvalho SES/MT

As cirurgias eletivas deverão ser retomadas em hospitais públicos de Mato Grosso após decreto deferido pelo governador Mauro Mendes (DEM), de nº 989, que foi publicado em edição extra do Diário Oficial do Estado (DOE) nesta segunda-feira (5).

Além disso, a determinação pede a retomada do expediente em horário normal nos órgãos públicos. Já que, anteriormente, ficava sob responsabilidade de cada orgão/entidade suspender ou reduzir o horário de funcionamento de acordo com a necessidade, como forma de prevenção contra o contágio de Coronavírus.

As intervenções médicas eletivas, que podem ser postergadas sem gerar problemas ao paciente, por não serem de urgência, foram suspensas em março de 2020, como forma de liberar leitos nos hospitais para pacientes infectados pela Covid-19. Agora, após sucessivas quedas na taxa de ocupação de leitos de Unidades de Terapia no Estado, os procedimentos poderão ser retomados.

Todavia, após mais de um ano de suspensão, a fila de pessoas que aguardam para a realização de procedimentos está lotada, em virtude do acúmulo de pacientes ao longo desse período. O governo pretende através de um programa acelerar o processo de realização dessas cirurgias.

PROGRAMA SUSPENSO

Somado a isso, a nova medida revoga ainda o programa emergencial para abertura de novos leitos, criado no começo de 2021, na crista da segunda onda da pandemia. O programa permitia que os municípios abrissem mais leitos com suporte de ventilação ou oxigênio, com custeio garantido pelo governo de Mato Grosso.

A suspensão do programa não atinge os leitos que foram validados até a data de publicação do novo decreto. Logo, fica impedida apenas a abertura de novos leitos.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 7 de julho de 2021 às 12:46:18