https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2021/07/fachada-do-ministerio-da-saude-na-esplanada-dos-ministerios.png

ALMT - Posto TRE - Abril

CPI DA PANDEMIA

Governo nomeia nova diretora de imunização do Ministério da Saúde

Marcello Casal JrAgência Brasil

O governo federal nomeou nesta segunda-feira (26) Cássia de Fátima Rangel Fernandes para exercer o cargo de diretora do Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde. A nomeação consta em publicação no Diário Oficial da União (DOU).

Cássia já é servidora da pasta e atua na Secretaria de Ciência e Tecnologia e de Insumos Estratégicos, cujo secretário é o Hélio Angotti.

Com a nomeação, ela substituirá Lauricio Monteiro, exonerado no começo do mês do cargo de diretor do Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis por suposto envolvimento em uma negociação de compras de vacinas superfaturadas com a Davati Medical Supply. Monteiro é citado pelo cabo da PM e revendedor de vacinas Luiz Paulo Dominghetti durante seu depoimento à CPI da Pandemia.

Saúde aguarda aval da Casa Civil para nomear substituta de Franciele Fantinato

O Ministério da Saúde estaria aguardando o aval da Casa Civil para nomear a médica que deve substituir Francieli Fantinato na coordenação do PNI (Programa Nacional de Imunização). De acordo com a apuração da CNN, a substituta indicada pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, é a médica Ana Karolina Barreto Berselli Marinho.

Ana Karolina é especialista em alergias e imunopatologia, mestre em Ciências pela Faculdade de Medicina da USP e estava atuando como médica colaboradora dos ambulatórios de Imunodeficiências Primárias e Reação Adversa a Vacinas do Hospital das Clínicas da FMUSP.

De acordo com fontes ouvidas pela CNN, a médica já fez uma entrevista com integrantes do ministério da Saúde, mas agora a pasta aguarda o aval da Casa Civil para nomeá-la.

A ex- coordenadora do Programa Nacional de Imunização, Francieli Fontana Sutile Tardetti Fantinato, pediu para deixar o cargo no começo do mês de julho. A publicação de sua exoneração consta no Diário Oficial da União (DOU) no dia 7 de julho.

Francieli Fantinato, ex-coordenadora do Programa Nacional de Imunizações (PNI)
Francieli Fantinato, ex-coordenadora do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde
Foto: Reprodução/CNN Brasil (08jul.2021)

Franciele ocupava o posto desde 2019. Na época, ela substituiu Carla Magda Domingues, que havia se aposentado.

Ao depor como testemunha na CPI da Pandemia, Franciele afirmou que o ex-secretário-executivo do Ministério da Saúde coronel Elcio Franco determinou a retirada de presos da vacinação contra a Covid-19 e que Bolsonaro atrapalhou a imunização no país. Veja o resumo do depoimento da ex-coordenadora do PNI à CPI.

*Com informações de Kenzô Machida

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *