https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2021/09/DSC_1329.JPG.jpg

ALMT - Posto TRE - Abril

POR DIA

MT poderá importar até 3 milhões de metros cúbicos de gás boliviano

$imgCred

O secretário de Estado de Fazenda, Rogério Gallo, participou na noite de segunda-feira (30.08) da apresentação do estudo ‘Onde Investir em Mato Grosso’, elaborado pelo Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio (IPF-MT). O evento realizado no formato híbrido (presencial e online) contou com a participação de cerca de mil pessoas, entre investidores brasileiros e estrangeiros (principalmente russos e chineses), autoridades e empresários mato-grossenses.

Uma pergunta feita ao secretário Rogério Gallo foi sobre a importância que terá o gás importado da Bolívia para a economia de Mato Grosso, reduzindo custos na indústria, na utilização pelos veículos e no consumo das famílias. Hoje, Mato Grosso importa 100 mil metros cúbicos e pode chegar 3 milhões por dia.

“Estamos lutando para colocar o gás de cozinha na casa das pessoas, a um custo muito reduzido. Além disso, queremos viabilizar gás natural para as indústrias, reduzindo o custo de energia e para os veículos, diminuindo os efeitos da alta dos combustíveis. É uma oportunidade de usarmos de uma vez por todas, o gasoduto”, afirmou Rogério Gallo.

O secretário de Fazenda anunciou também que o Governo do Estado está estudando medidas de natureza fiscal que incentivem a instalação de indústrias de tecelagem e confecção, uma vez que Mato Grosso é o maior produtor de algodão do Brasil, mas exporta o produto praticamente apenas como pluma.

MT é grande opção de investimentos

Ao abrir o evento o presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, afirmou que Mato Grosso está pronto para receber novos investidores e que o estudo feito pelo IPF será uma importante ferramenta de análises para aqueles que quiserem conhecer as potencialidades e investir no Estado.

“Nosso estado é uma potência agrícola e nós, do comércio, entendemos que investimentos são sempre bem-vindos para o desenvolvimento de todo o estado”, afirmou Wenceslau Junior.

Durante o evento o economista Paulo Gala, professor-doutor da Fundação Getúlio Vargas (FGV), proferiu uma palestra com o tema ‘Complexidade Econômica: como entender esse cenário?’. Paulo Gala apontou que Mato Grosso precisa transformar seu atual cenário econômico, investindo em tecnologia de produção.

“Mato Grosso é o estado com potencial para ter grande diversidade produtiva, expandindo seus negócios em várias áreas de atuação”, disse ele.

Antes da palestra, o diretor de pesquisa do IPF-MT, Maurício Munhoz, apresentou um estudo com os números do PIB das 12 regiões de Mato Grosso. Esse estudo está disponível no site da Fecomércio-MT e mostra entre outros levantamentos que os setores de comércio e serviços vem crescendo em áreas onde a agricultura e pecuária eram dominantes.

“Somos um estado em constante transformação, por isso a necessidade de atualização do estudo, o que será feito pelo instituto” explicou o economista Maurício Munhoz.

Participaram também do evento, entre outros, o presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Neurilan Fraga, o presidente do Sicredi Centro Norte, João Carlos Spenthof e o secretário adjunto de Desenvolvimento do Ecossistema Empreendedor, da Sedec, Celso Banazeski.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *