https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2021/09/QUEIMADA.png

ALMT - Posto TRE - Abril

CERRADO

Incêndio avança para região de cachoeira na Chapada dos Veadeiros

METRÓPOLES / CLEOMAR ALMEIDA
[email protected]

Divulgação/CBMGO

Novo foco de incêndio atinge a região da Cachoeira dos Cristais, nesta sexta-feira (17/9), no extremo norte da Chapada dos Veadeiros, no nordeste goiano, no sexto dia consecutivo de avanço das chamas. Com apoio de bombeiros do Distrito Federal (DF), subiu para quase 200 o número de pessoas que atuam no combate ao fogo que destrói a fauna e a flora do Cerrado. Quatro aeronaves lançam água na área.

Um acidente com uma carreta fez as chamas se alastrem ainda mais rapidamente na região na quinta-feira (16/9), quatro dias depois de o incêndio se iniciar no Vale da Lua, um dos pontos mais visitados da região, em Alto Paraíso de Goiás. O fogo se alastrou rapidamente, alcançando uma linha de fogo de mais de 10 quilômetros.

O coordenador da força-tarefa do Corpo de Bombeiros, capitão Luiz Antônio Dias Araújo, disse que o combate ao incêndio será concentrado, nesta quinta-feira, na região do Vale da Chapada dos Veadeiros, na região da Cachoeira dos Cristais, no extremo norte do parque. Segundo ele, a equipe recebeu reforço de 20 bombeiros do DF mais uma aeronave para lançamento de água.

De acordo com Araújo, um novo foco de incêndio teve início na noite de quinta-feira, na região do Rio dos Couros, ao sul do Parque Estadual Águas do Paraíso, após uma carreta com carga de cimento tombar na pista. O atrito da carroceria do veículo com o asfalto criou fagulhas e incendiou vegetação dos dois lados da pista.

Outra grande frente de incêndio atua ao norte da Chapada dos Veadeiros. “As brigadas que estavam na região de Teresina conseguiram debelar os incêndios que estavam próximo à região dos kalungas, e, agora, estamos com essa frente ao norte e outra ao sul no Rio dos Couros, além de mais uma que combate o novo foco na região da Cachoeira dos Cristais”, explicou.

Os bombeiros fazem monitoramento constante na região de Boa Vista, próxima a São Jorge, além de supervisionarem áreas onde o fogo foi extinto para evitar reignição das chamas, por causa do calor do solo.

As equipes também conseguiram apagar um foco de incêndio na região do Moinho, próximo à cidade de Alto Paraíso, antes de as chamas avançarem para a cidade. Elas também apagaram o fogo na unidade de tratamento de água da empresa Saneamento de Goiás (Saneago), localizada no município.

O combate ao incêndio também conta com atuação de servidores do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), brigadistas do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (PrevFogo/Ibama), além de brigadistas voluntários.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *