https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2021/10/WhatsApp-Image-2021-10-06-at-09.06.07.jpeg

ALMT - Posto TRE - Abril

SAÚDE MENTAL

Evento no Adauto Botelho presta homenagem à servidores vítimas da Covid-19

DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]

Da assessoria

O Sindicato dos Servidores Públicos da Saúde do Estado de Mato Grosso (SISMA/MT) vai participar, do ‘Encontro de Compartilhamento e Reflexão: a inserção das Unidades do CIAPS Adauto Botelho na Rede de Atenção Psicossocial’, realizado pela Secretaria de Estado e Saúde (SES) e Escola de Saúde Pública. O evento acontece na quarta e quinta-feira, dias 6 e 7 de outubro, de forma virtual.

“O foco do evento é sensibilizar a todos sobre a importância da estrutura do Adauto e ressaltar os serviços de saúde mental como um todo. Além de compartilhar as experiências com os servidores dando ênfase na importância da educação permanente”, ressaltou a técnica do Núcleo de Educação, Fátima Aparecida Ticianel.

A abertura do evento será marcada por uma homenagem aos servidores, do Centro Integrado de Assistência Psicossocial (CIAPS) Adauto Botelho, que faleceram em 2020, vítimas da Covid-19, sendo eles: Alessandra Barbara, Athaíde Celestino, Reinaldo Dias e Maria Alice. Já o Dr. Zanizor Rodrigues que foi diretor do Adauto e também será lembrado no evento, faleceu vítima de aneurisma cerebral, em fevereiro desse ano.

A presidente do SISMA, Carmen Machado reforça o sentimento de esperança. “Nosso intuito é homenagear os servidores que sucumbiram pelo Covid-19, em especial aos do Adauto Botelho que representam todos os colegas que perderam a vida. Hoje meu coração tem dois sentimentos gratidão a toda categoria que enfrentou o medo e deixou suas famílias para atender essa demanda avassaladora no combate a Covid-19. O outro sentimento é de esperança, devemos acreditar que dias melhores estão por vir”, afiançou.

Servidores homenageados

Athaide Celestino da Silva foi lembrado pelos colegas como uma pessoa carinhosa, flamenguista de corpo, alma e coração e que sempre teve uma relação de amizade e compromisso com o SUS.

Alessandra Barbara Pereira foi lembrada com carinho e pela militância e comprometida com a saúde. Os colegas ressaltaram o prazer que ela sentia por estar na função como profissional da saúde.

Já a Técnica de Enfermagem, Maria Alice Ramos da Silva foi marcada por sua alegria. “Sempre sorrindo, tom de voz suave como uma melodia. Além de ser comprometida com a equipe e sempre dedicada ao tratamento humanizado aos pacientes. Assim era nossa querida Maria Alice Ramos”, relembrou a enfermeira Ana Cristina Verhalen.

“Nesses momentos que provamos e confirmamos que não é mera teoria de que somos de fato uma família. Convivendo juntos há mais de 14 anos, o tínhamos como um irmão que aprendemos a respeitar, a contribuir com ele e acima de tudo, a contar com ele. Não nos esqueceremos jamais dele sempre será, o nosso “Chato Preferido”, palavras do psicólogo Robson de Paula que homenageou o assistente Administrativo, Reinaldo Dias de Oliveira lotado no Centro de Atenção Psicossocial álcool e outras drogas (CAPSAd).

O psiquiatra e ex-diretor do CIAPS, Dr Zanizor Rodrigues faleceu em 10 de fevereiro de 2021. Ele contribui no fortalecimento das Unidades do Adauto Botelho e inserção na Rede de Atenção à Saúde Mental. Foi na sua gestão que foi inaugurada a estátua Zé Bolo Flô em frente ao Adauto. “Zanizor também nos presenteou com o campo de futebol do Adauto, onde promovia jogos e diversões com os pacientes, trabalhadores e visitantes. Ele era mais que um gestor, era considerado um amigo dos trabalhadores. Tem coisas na vida que não tem explicação, um simples olhar, um aperto de mão, num momento difícil, que acalma o coração. Foi assim que conheci o Dr, e por meio dele eu me encontrei, ele me ensinou a gostar de mim mesma”, contou com carinho a servidora Neuza Aparecida Gimenez.

Programação
Os participantes do evento terão acesso a um cronograma de trabalho e estratégias de ensino-aprendizagem, como, por exemplo: Conferência: Política de Saúde Mental e Rede de Atenção Psicossocial em Mato Grosso: avanços e desafios; Mesa de discussão: O Adauto Botelho e a atenção ao sofrimento psíquico grave: histórico e perspectivas e entre outros temas estratégicos.

Confira abaixo a programação completa

 

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 6 de outubro de 2021 às 13:27:30