https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2021/11/WhatsApp-Image-2021-11-19-at-10.17.58.jpeg

ALMT - Posto TRE - Abril

AGENDA EM MT

Secretário Nacional da Igualdade Racial participa da entrega do 1º Prêmio Tereza de Benguela na ALMT

Da assessoria

Na semana de comemorações pelo Dia da Consciência Negra, o secretário Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Paulo Roberto, está em Mato Grosso e cumpre uma série de agenda pelo estado a convite do senador Wellington Fagundes (PL). Na noite desta quinta-feira (18) o secretário participou da entrega do 1º Prêmio Tereza de Benguela, em sessão solene realizada no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros da Assembleia Legislativa (ALMT).

Em discurso, o secretário parabenizou todos os homenageados com Moção de Aplausos e as 22 mulheres negras que receberam o prêmio por terem se destacado em suas respectivas áreas de atuação. O prêmio leva o nome de Tereza de Benguela líder do Quilombo do Quariterê, localizado em Vila Bela da Santíssima Trindade, no século XVIII. Ele também falou do trabalho da Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e sobre racismo.

“Ninguém nasce racista, trata-se de uma construção social e devemos combater o racismo para que ele vá para o lugar onde ele deve estar que é a lata de lixo. O preconceito, a discriminação deve estar na lata de lixo. E o trabalho da Secretaria é levantar esse tapete e trazer à tona essas questões. O momento é de refletirmos de onde vem o racismo, o preconceito, a discriminação, a intolerância religiosa porque não é natural. Não nascemos racistas, não somos racistas, isso foi construído em nós de forma social e com o passar dos anos”, discursou Paulo Roberto.

O Secretário ressaltou que a redução das desigualdades está expressa na Constituição Federal, configurando objetivo da República promover o bem de todos, sem distinções de raça e cor; enfrentar a pobreza e eliminar toda forma de discriminação seja por sexo, raça, cor e ideologia para a construção de uma nação livre, justa e solidária. “Estamos trabalhando pelo desenvolvimento socioeconômico da nossa população. Parabenizo o presidente da ALMT por reconhecer a população negra neste evento e também ao senador Wellington Fagundes pelo convite de estar aqui hoje e o seu comprometimento com as causas do povo negro”, afirmou.

AGENDA

O secretário segue com agenda em Cuiabá e Várzea Grande nesta sexta-feira (19). Agora pela manhã, participa de uma reunião com grupos de representação da população negra para mobilização da V Conapir (Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial). Paulo Roberto também se reunirá com o prefeito de Várzea Grande Khalil Baracat no período da tarde.

Ao final do dia, viaja para o Rondonópolis onde no sábado (20) coordena uma roda de conversa com os movimentos negros e organizações culturais dos municípios do polo Sudeste. Ele fará uma visita a um quilombo contemporâneo. À noite, o secretário nacional recebe homenagem em uma sessão solene da Câmara Municipal e participa do Concurso de Escolha da Beleza Negra de Rondonópolis.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *