https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2022/05/696e6a0e471a60bcb78d17bad9c2e9fc.jpg

ALMT - Posto TRE - Abril

MODERNIDADE

Cuiabá torna-se referência em investimentos econômicos

DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]

Gustavo Duarte

Emissões de alvarás de funcionamento e instalação que anteriormente demoravam  meses para se concretizar, hoje, em questão de horas, já encontra-se nas mãos dos empreendedores que escolhem Cuiabá para instalar suas empresas, sejam elas pertencentes aos segmentos industrial, comercial, prestação de serviços ou até mesmo atividades liberais. Os avanços conquistados nos últimos cinco anos pela Gestão Emanuel Pinheiro têm revolucionado a economia local, impulsionado significativamente a geração de emprego, renda e ganhos sociais em favor da população cuiabana.

O trabalho desempenhado pela Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Rede Sim), ligada à Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável (SMADESS), em parceria com a Secretaria de Fazenda e demais órgãos competentes referente a expedição dos processos de viabilidade e licenciamentos econômicos, respectivamente, aspectos estes que têm colocado a cidade em primeiro lugar no ranking estadual de consolidação destes tipos de procedimentos.

O que agregará ainda mais celeridade às tarefas e já está em fase final de estudos, é  o projeto de implementação do Alvará Automático no município que engloba 489 atividades econômicas, de baixo risco, do montante de 1.300 regulamentadas pelo Governo Federal, de forma instantânea.

O prefeito Emanuel Pinheiro salientou a contribuição do órgão para o crescimento da cidade, centralizando as demandas em um único local. “Antes os processos eram muitos lentos e cuiabá acabava perdendo muito com isso. Abrimos a visão e constatamos a necessidade de aprimorar o setor, garantindo todas as condições de trabalho. É motivo de orgulho ver a capital mato-grossense em posição de destaque, a modernidade chegando para ficar e a nossa gente é a maior beneficiário de tudo isso”, declarou Pinheiro.

O gerente técnico da agência, Dioclides Macedo, exemplificou que em 2014, o Executivo Municipal contava com mais de cinco mil pedidos de abertura de instituições privadas parados em razão da burocratização, mas destaca que a administração atual oportunizou melhores condições de trabalho por meio da ampliação das equipes multidisciplinares, bem como de estrutura, com equipamentos modernos.

“Saímos da lentidão, algo bom para os empresários e contadores. Trabalhamos e avançamos muito com a desburocratização do sistema, seguindo as diretrizes federais de ocupação do solo, liberdade econômica, simplificadoras e com isso liberamos os alvarás de funcionamento. Cuiabá hoje tem boa visibilidade o que possibilita um futuro promissor aos cuiabanos, melhorando a cada dia mais em conjunto com os demais órgãos parceiros”, frisou.

O diretor administrativo e financeiro da SMADESS, Carlos Caetano, pontuou que anteriormente os empresários em decorrência dos trâmites acabavam escolhendo outras cidades do interior do estado para investir, porém, elencou que o cenário atual difere totalmente daquele vivenciado no passado.

“Demorava muito, cinco, seis meses e as pessoas acabavam indo para outro lugar, porém gerava uma certa frustração no quesito alcance e rendimentos. Hoje com as mudanças, inserindo o atendimento, agilidade, a cidade virou a opção número um, pois é tudo digital, documentos reconhecidos, com garantia, extinguindo quaisquer riscos de fraudes, dando segurança total aos empreendedores”, explicou.

O secretário da Pasta, Renivaldo Nascimento, parabenizou o trabalho da equipe e afirmou que a determinação do prefeito Emanuel Pinheiro é promover melhorias cada vez mais. “Cuiabá é a menina dos olhos dos empresários, uma vez que emitimos os registros em tempo recorde e quem ganha com isso é a sociedade. Muitos projetos estão por vir e aos poucos vamos colocando em prática, usando cada vez mais a tecnologia a nosso favor”, finalizou.

O atendimento na Rede Sim Cuiabá, localizada na sobreloja da Prefeitura de Cuiabá – Palácio Alencastro, é realizado de segunda-feira à sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 4 de maio de 2022 às 19:46:27
  • 4 de maio de 2022 às 19:43:55