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ALMT - Posto TRE - Abril

CUIABÁ

TCU suspende substituição do VLT pelo BRT; Sem diálogo

DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
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Edson Rodrigues/Secopa

O Tribunal de Contas da União (TCU) acatou o pedido de cautelar movido pela Prefeitura de Cuiabá e determinou ao Governo do Estado de Mato Grosso a imediata suspensão de todos os procedimentos administrativos relacionados à substituição do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) pelo Ônibus de Rápido Transporte (BRT). O ato foi publicado nesta sexta-feira (06) e é assinado pelo ministro Aroldo Cedraz.

“Tudo que estamos alertando desde o início foi confirmado pelo TCU. O ministro Aroldo Cedraz foi claro na sua decisão, mostrando a forma arbitrária como tem sido feito esse processo. Não aceitamos isso e fomos atrás daquilo que é justo para nossa cidade, que é garantir a efetiva participação. A população já foi muito penalizada com a paralisação das obras do VLT e não vamos aceitar que, agora, seja entregue qualquer coisa para nosso povo”, comenta o prefeito Emanuel Pinheiro.

Em sua decisão, o ministro ratificou os apontamentos feitos de forma constante pelo prefeito Emanuel Pinheiro desde que a possível troca de modal foi anunciada. No recurso conduzido pela Procuradoria Geral do Município (PGM), por exemplo, a Prefeitura cita que “tal decisão se deu de forma unilateral, sem qualquer espécie de participação da sociedade e dos municípios por onde o modal de transporte será implantado, qual seja, Cuiabá e Várzea Grande”.

Este é um dos fatores mencionados por Cedraz, que lembrou que o Estado já havia sido alertado pela Secretaria Nacional de Mobilidade e Desenvolvimento Regional e Urbano (SMDRU) sobre a necessidade cooperação dos governos locais nas discussões sobre o tema. O ministro destaca ainda que a decisão de alteração do modal de transporte público intermunicipal não possui respaldo da SMDRU.

“Também não se pode considerar que a mera notificação do Município pelo Governo Estadual, mediante ofício, possa caracterizar efetiva participação ou colaboração do ente municipal nas imprescindíveis discussões que devem preceder mudança de tal monta, como demanda a legislação pertinente. Além disso, os entes federados são autônomos, possuem competências próprias e não possuem relação de subordinação entre si. Isso afasta o alegado imperativo de submissão do Município às decisões do ente estadual”, diz trecho da decisão.

Ainda em sua justificativa, a Prefeitura de Cuiabá reforçou que os estudos técnicos utilizados como embasamento da opção do Estado pela substituição também não contou com qualquer tipo de participação dos municípios. Igualmente, foi evidenciada a superficialidade e inconsistência dos dados apresentados para assegurar a viabilidade técnico-econômica do empreendimento, bem como a falta de projeto básico, executivo e licenciamento ambiental.

O argumento também foi confirmado pelo ministro que destacou que “para que a decisão acerca de qual seria a melhor alternativa para atender o interesse público seja tomada de forma fundamentada, é recomendável que os estudos técnicos tenham o mesmo grau de desenvolvimento, de preferência no nível de projeto executivo”. Todavia, conforme ele, isso não ocorreu neste caso.

“O estudo de implantação do VLT já contemplava o projeto executivo, enquanto a alternativa do BRT ainda está em estudos preliminares, nos quais estão ausentes, por exemplo, a avaliação ambiental e a aferição da necessidade de novas desapropriações. Com efeito, os autos revelam, desde a fase anterior ao presente recurso, conforme registrado na petição inicial, a inexistência, por exemplo, do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental – EVTEA”, completa Cedraz.

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Um comentário em “TCU suspende substituição do VLT pelo BRT; Sem diálogo”

  1. EDEMIR disse:

    A VERDADE DE TUDO ISTO NÃO TEM NADA A VER COM ESTUDOS, PROJETOS OU DIALOGOS. TEM A VER COM ROUBALHEIRA QUE NO VLT É MAIOR. POIS QUALQUER PESSOA ATUALIZADA, QUE TEM NOÇÃO DA ARQUITETURA E DISPOSIÇÃO DE TERRENO DE CUIABÁ, SABE QUE É INVIAVEL O VLT. AL´ME DO MAIS SEM UTILIDADE NENHUMA, POIS O PASSAGEIRO VAI PEGAAR O TREM NO AEROPORTO E DESCER NA PRAINHA E DEPOIS PEGAR ONIBUS, TAXI OU UBER PARA CHEGAR AO DESTINO EM CUIABÁ. UMA REALIDADE CLARA QUE EM CAPITAIS MAIS URBANOZADAS E PLANEJADAS NÃO INSTALARAM PORQUE É INVIAVEL, IMAGINA NESTE BALAIO DE GATO QUE SÃO AS RUAS DE CUIABÁ. PORTANTO ESTÁ NA HORA DESTES POLITICOS COLOCAREM UM FIM NESTA AMBIÇÃO DE EMBOLSAR E ENRIQUECER SEM PARAR E TOMAR VERGONHA NA CARA E DEIXAR QUEM ENTENDE E VIVE A RELIDADE DAS PESSOAS CUIDAR DISTO. POIS TODO MUNDO SABE QUE TCU, PREFEITO DE CUIABA E DEMAIS ENVOLVIDOS SÃO FIGURINHAS CARIMBADAS NA LADROAGEM DO ESTADO.

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ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 9 de maio de 2022 às 15:47:15
  • 9 de maio de 2022 às 15:06:44