https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2022/05/WhatsApp-Image-2022-05-17-at-09.50.38.jpeg

COMITÊ DE EXPERIÊNCIA

Hospital de Cuiabá desenvolve atividades para combater o estresse de pacientes em internação

DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]

Da assessoria

A internação hospitalar é um momento delicado e que muitas vezes gera estresse aos pacientes. Mas o Hospital São Mateus, em Cuiabá, desenvolveu uma forma de proporcionar atividades que quebrem a rotina nesse período. Trata-se do Comitê de Experiência do Paciente Institucional, que conta com diversas ações que trazem afeto e esperança.

O Comitê é dirigido pela gerente de enfermagem do hospital, Taiana Beltrame. Ela explica que o grupo foi criado em 2019 com a finalidade de desenvolver atividades que auxiliam no processo de recuperação dos pacientes, com satisfação e bem-estar durante o período de internação.

Um dos projetos implementados é o Cine HSM, cujo objetivo é minimizar o estresse da internação, melhorar a rotina dos pacientes, contribuir com a qualidade de vida dentro do hospital, e proporcionar bem-estar também aos acompanhantes, já que também são convidados para participar.

“A ideia é sempre levar uma mensagem motivacional e positiva para que tenham uma melhor experiência durante o período de internação”, explica Taiana.

Outro projeto é o Visita Pet, que permite a visita do animal de estimação aos pacientes internados. “São experiências emocionantes, porque existe a troca de afeto e o encontro entre o paciente e o pet, que também estão sentindo falta de seus tutores”, destaca.

O Hospital São Mateus também conta com o projeto “O que importa para você?”, pergunta que é feita na hora da internação, por meio de um cartão, no qual o paciente pode descrever suas vontades e sugestões sobre o que pode melhorar o período de internação.

“As solicitações são entregues diretamente para a equipe de enfermagem ou ouvidoria e a depois são planejadas ações de curto, médio e longo prazo para o comprimento do propósito da campanha”, explica.

Taiana afirma que todas as iniciativas cumprem o princípio do atendimento humanizado, missão institucional e gera interação, quebra de rotina e o combate ao estresse típico da hospitalização. “Acima de tudo, essas iniciativas geram um sentimento de gratidão tanto por parte dos pacientes, quanto por parte da equipe responsável por organizar e promover essas experiências”, pontua.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *