https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2022/08/WhatsApp-Image-2022-08-15-at-09.32.15.jpeg

ALMT - Posto TRE - Abril

DO CORAÇÃO DO BRASIL

Trinta artesãos de MT brilham em exposição no Rio de Janeiro com cultura mato-grossense

DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]

Da assessoria

Inaugurada na última quinta-feira, dia 11 de agosto, no Centro Sebrae de Referência de Artesanato Brasileiro (CRAB), localizado na Praça Tiradentes no Rio de Janeiro, a exposição “Casa do Brasil Central, do Cerrado ao Pantanal”, reúne peças de mais de 150 artesãos dos estados de Mato       Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal. A mostra ocupa 440m² do prédio histórico que fica no coração central do Rio e proporciona aos visitantes um mergulho nos costumes, cores e sons do cerrado brasileiro.

Na exposição, trinta artesãos de Mato Grosso trazem peças que contam nossas tradições religiosas como os “Mascarados” de Poconé entalhados em madeira, traduzem em cores a beleza do artesanato mato-grossense com peças em tecelagem, em cerâmica crua ou esmaltados com cores vibrantes. De acordo com o diretor-superintendente do Sebrae MT, José Guilherme Barbosa Ribeiro, para Mato Grosso a exposição tem o objetivo de abrir novos mercados para o artesanato mato-grossense.

Nós temos dentro do nosso Estado três biomas que proporcionam muitas opções em matéria prima, aliado a isso, nossos artesãos são criativos ao utilizarem produtos naturais na confecção do nosso artesanato que além de muito bonito possui qualidade, portanto é missão do Sebrae MT, abrir mercado para nossos artesãos e com isso eles possam ser melhor remunerados, tenham condições de criar mais empregos e evidentemente tenham mais tranquilidade social, sem tantas oscilações na venda de seus produtos”, pontua José Guilherme.

A Exposição, que tem curadoria do designer de artesanato Renato Imbroisi, é a maior ocupando todas as galerias térreas do CRAB. De acordo com o curador, isso permitiu que a exposição também seja a mais diversificado já realizada no local. “A ideia é termos uma casa que destacasse dois grandes biomas o Cerrado e o pantanal e junto os principais artesãos desse Brasil Central composto pelos quatro estados. Uni-los sem descaracterizá-los foi um pedido do Sebrae, por isso cada cômodo dessa bela casa está interligada porem o visitante consegue identificar exatamente onde está”, conclui Imbroisi.

Do Cerrado ao Pantanal

Na abertura oficial da exposição, o público presente prestigiou a apresentação do cantor e ator Gabriel Sater, que tem roubado a cena com o personagem Trindade na novela Pantanal, exibida pela Rede Globo. A atração musical permitiu aos visitantes da mostra um mergulho ainda mais profundo no universo pantaneiro.

A exposição “Casa do Brasil Central, do Cerrado ao Pantanal” estará aberta ao público com entrada gratuita de 12 de agosto até 29 de outubro desde ano. Na programação está prevista eventos que vão permitir ao visitante uma imersão gastronômica sobre o Pantanal e o Cerrado, oficinas de culinária regional e a Semana Pantaneira. Além disso, todos as peças da mostra estão a venda, algumas com retirada imediata outras só poderão ser levadas pelos compradores no final da exposição.

Sobre o CRAB

O Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), foi inaugurado em março de 2016. O prédio que o abriga é histórico, tombado pelo IPHAN, e está localizado na Praça Tiradentes, no centro do Rio de Janeiro. Desde a inauguração são seis anos de atividades com o compromisso de fomentar o artesanato nacional, abrindo novos mercados para o rico artesanato brasileiro com produtos feitos à mão pelos nossos artesãos.

Serviço:

Exposição “Casa do Brasil Central, do Cerrado ao Pantanal” – entrada gratuita

Período: de 12/8 a 29/10/22 (de terça à sábado, das 10h às 17h)

Local: Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB)

Endereço: Praça Tiradentes, Centro, Rio de Janeiro (RJ)

 

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *