https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2022/08/584c838512ba9c11f5ce1fa0e0b27c3c.jpeg

Em parceria com a ApexBrasil, Mapa lança estudo sobre mercado de maçãs na Colômbia

Foto:

Foto:

O estudo de Acesso de Mercado: “Maçãs na Colômbia”, desenvolvido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Apex Brasil e adidos agrícolas, visa apresentar o mercado para maçãs frescas na Colômbia.

O estudo desenvolvido tem como objetivo auxiliar os exportadores brasileiros de maçã no acesso ao mercado colombiano, oferecendo informações sobre preços praticados, exigências fitossanitárias para ingresso do produto, perfil tarifário, principais regulamentos e normas, custo de frete, principais centros de consumo e compradores, logística, comercialização, possíveis contatos com distribuidores e importadores, entre outras coisas.

O material ainda apresenta questões ao produtor questões fitossanitárias que devem ser observadas na condução das lavouras e na pós-colheita dos frutos com potencial de exportação para a Colômbia. Além de permitir uma melhor elaboração da sua oferta, auxilia nas estratégias de promoção e posicionamento do produto no país junto aos diferentes compradores colombianos. 

Apesar da queda registrada no ano de 2019, segundo o estudo, a importação de maçãs está em crescimento no mercado colombiano, com um aumento médio anual de  4,5% entre 2017 e 2021. A maçã brasileira começou a ser exportada para a Colômbia, em 2021, após mais de cinco anos de tratativas entre o Mapa e as autoridades sanitárias do país. A primeira carga embarcada para a Colômbia foi da cultivar Royal Gala, com cerca de 41 toneladas.

Conforme os dados do documento, entre os principais centros consumidores da Colômbia estão Bogotá, Medellín e Cali, os quais concentram cerca de 60% da população e 75% da atividade comercial. Estima-se que o consumidor colombiano consuma, em média, 1,8 kg de maçã,

O documento faz parte de uma série de estudos sobre mercado. Ao todo, foram selecionados 18 mercados para a elaboração de estudos de novos mercados abertos, que serão lançados ao longo de 2022, com oportunidades de exportação em países como Arábia Saudita, China, Colômbia, Egito, México e Tailândia.

Estudo completo Aqui 

Fonte: AgroPlus

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *