Mesmo antes da unificação da FCA com a PSA, a Jeep já se destacava no mercado dos SUVs, com Renegade e Compass trocando posições pela disputa da liderança do segmento.
A fusão dos grupos chegou em 2021 e deu origem à Stellantis . Logo na sequência, bem na hora que o cenário poderia começar a pender para o lado de modelos que tinham se renovado mais recentemente, o Compass ganhou mudanças mais relevantes. Isso foi o bastante para manter o seu desempenho nas vendas (do mesmo modo que ocorreu com o Renegade renovado em 2022).
Como se comporta o SUV da Jeep mais e conta com a motorização turbodiesel ? Isso é o que pudemos descobrir com o Compass Longitude (R$ 223.790), antes da chegada do novo Jeep Compass Sport TD, na linha 2023.
Para o rendimento que o motor oferece, consegue preservar números de consumo mais satisfatórios do que o motor turboflex da Stellantis . Gera 170 cv e 35,7 kgfm a 1750 rpm. Segundo o Inmetro, faz 10,7 km/l na cidade e 13,8 km/l na estrada.
O único aspecto que, apesar de não deixar a desejar, não é tão primoroso, é o desempenho . Por ser turbodiesel, seu foco está na força. As marchas são curtas e o motor não conta com a mesma banda de rotações dos motores Otto para ajudar com as acelerações. Por isso, vai até os 100 km/h em 11,4 segundos.
Ao dirigir, o SUV consegue unir bem a robustez com um acerto que tenta (e consegue) equilibrar conforto e precisão nas curvas. Tanto para o uso no asfalto, quanto fora dele, a tração integral com opção de blocante e reduzida ajudam com a sensação de dirigibilidade segura.
E vem bem equipado também. Conta com painel de instrumentos com a tela de 3,5″, seis airbags, ar-condicionado digital de duas zonas, chave presencial, central multimídia com tela de 10,1”, Android Auto e Apple CarPlay sem fio , computador de bordo com tela TFT de 7”.
Como se não bastasse, vem com freio de estacionamento eletrônico , controles de estabilidade e tração, faróis full-LED, rodas de 18″, além do câmbio automático de 9 marchas e o sistema de tração integral automático.
Você pode distinguir o novo Compass (do antigo) pelos faróis dianteiros, que estão mais estreitos para dar um ‘rosto’ mais agressivo ao SUV. O parachoque também foi remodelado, ganhando apliques cromados que valorizam sua robustez. Além disso, notamos a presença de mais partes de acabamento em black piano, algo que contribui para um visual mais refinado.
Ainda assim, para quem pôde conhecer o Compass antigo, fica nítido que é no interior onde se encontram as maiores diferenças. O volante é o primeiro elemento, agora com o logotipo renovado ao centro. A central multimídia é um dos maiores destaques, com tela que fica mais fácil de ver e de interagir. Além disso, agora, está posicionada mais em cima do painel, o que contribui para o motorista não perder tanto o foco da direção.
Os acabamentos sensíveis ao toque e a renovação do desenho do painel também são pontos positivos. De fato, preservam o apelo do modelo, frente às novidades das outras marcas. As saídas de ar estão mais afiladas, o carro leva couro e borrachas texturizadas tanto na parte da frente, quanto atrás.
Conclusão
O Jeep Renegade já não tem mais a opção de motor a diesel (até a data da publicação deste teste). Diante disso, o Compass turbodiesel passa a ser a melhor pedida dentre todos os modelos da marca, seja ele na versão Longitude, ou superior. O pacote de equipamentos justifica o modelo como uma evolução da geração anterior, aliado à eficiência superior do seu motor, quando comparado com o 1.3 turboflex.
Em relação ao mercado como um todo, a relação custo-benefício é bem competitiva. Claro que há modelos mais em conta (e que podem até não ficarem tanto para trás em equipamentos), mas quem procura um SUV , costuma valorizar os atributos de força e robustez que são imbatíveis, quando falamos de motorização TD. E o mercado está coberto de razão.
Ficha técnica
Jeep Compass Londitude TD350
Preço: a partir de R$ 223.790
Motor: 2.0, quatro cilindros, turbodiesel
Potência: 170 cv 3.750 rpm
Torque: 35,7 kgfm a 1.750 rpm
Transmissão: Automático, 6 marchas, tração dianteira
Suspensão:Independente (dianteira) e (traseira)
Freios: Discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira
Pneus: 235/45 R19
Dimensões: 4,42 m (comprimento) / 1,82 m (largura) / 1,64 m (altura), 2,64 m (entre-eixos)
Tanque: 60 litros
Consumo: 10,7 km/l (cidade) /13,8 km/l (estrada)
0 a 100 km/h: 10,7 segundos
Vel. Max: 198 km/h
Fonte: IG CARROS