O Facebook e a Meta, sua controladora, foram multados em R$ 6,6 milhões por vazarem dados de usuários brasileiros. A sanção foi aplicada pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), órgão vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, e publicada no Diário Oficial da União nesta terça-feira (23).
A multa é referente a um processo relacionado ao escândalo Cambridge Analytica. Em 2018, veio a público que 87 milhões de usuários do Facebook em todo o mundo tiveram seus dados vazados para a empresa de comunicação política Cambridge Analytica, que começou a coleta de informações na rede social ainda em 2014.
O caso ganhou proporção em todo o mundo, já que o Facebook teria permitido a coleta dos dados, que foram usados para manipulação política. Alguns países chegaram a multar a companhia.
Dentre os usuários afetados, estavam 443 mil brasileiros, por isso a multa aplicada nesta terça-feira pela Senacon. A sanção já havia sido imposta anteriormente, mas a própria secretaria anulou a condenação em julho deste ano para “garantir a ampla defesa do Facebook”.
Como a empresa continuou negando o envolvimento de dados de usuários brasileiros no escândalo, a Senacon recusou as alegações e reaplicou a sanção. Se o facebook não recorrer da decisão, a multa recebe 25% de desconto, chegando a R$ 4,9 milhões.
A reportagem entrou em contato com a Meta, que preferiu não comentar o assunto.
Fonte: IG TECNOLOGIA