O Nissan Ariya foi revelado em 2020, mas, em meio a atrasos, começou a ser vendido em alguns mercados apenas a partir deste ano de 2022. Agora, o SUV elétrico japonês esteve em exibição em no evento Innovation Week, em São Paulo (SP).
O modelo que já foi registrado no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) é esperado para ser vendido no Brasil no futuro e simboliza uma nova fase dos modelos elétricos na Nissan .
O Ariya é um SUV grande, maior que o Kicks , e mede 4.645 mm de comprimento (números próximos ao do sedã Sentra ) e entre-eixos de 2.776 mm, garantindo ótimo espaço para os ocupantes.
As baterias podem ser de 63 ou 87 kWh, com a autonomia declarada entre 430 e 580 km, segundo os ciclos de testes japoneses.
O Ariya ainda pode ser configurado com um motor elétrico, de 217 cv e 30,5 kgfm de torque, ou dois motores, que combinam para 394 cv e 61,2 kgfm de torque, tendo, nesse caso, tração integral.
A parte interna segue uma tendência de carros elétricos e apresenta um visual minimalista com poucos botões, há duas telas de 12,3 polegadas cada, uma responsável pela instrumentação e outra pela central de entretenimento, muitas funções do modelo poderão ser acionadas por comando de voz.
O Nissan Ariya será repleto de tecnologia, o já conhecido e-Pedal, que permite conduzir utilizando apenas um pedal está presente, assim como o Nissan Safety Shield 360, que é um conjunto de itens voltados à segurança , como frenagem automática, alerta de ponto cego, entre outras.
Apesar da exibição não há previsão de data de desembarque oficial do SUV elétrico Ariya . Os compradores japoneses começaram a receber seus exemplares apenas em maio, e o modelo passou a ser entregue nas lojas britânicas neste mês. Nos Estados Unidos o modelo deve começar a ser entregue a partir de outubro.
No Reino Unido, o Ariya parte de £ 43.845 (R$ 264.490), e irá competir com modelos como o Volkswagen ID.4 , Mercedes-Benz EQA , BMW iX3 e o Volvo XC40 , o único desses disponível no Brasil por enquanto.
A Volvo pede R$ 399.950 pelo XC40, então, caso o Ariya seja de fato vendido por no Brasil, deverá ter um preço um pouco abaixo, como acontece na Europa.
A marca confirmou que o Ariya será comercializado junto com o Leaf nos Estados Unidos, com o hatchback sendo a opção de entrada para eletrificação na Nissan .
Fonte: IG CARROS