https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2022/08/7805ce5366795bbb3772e8979f0682d4.jpeg

Pesquisa revela impacto do uso exagerado de filtros

Causa Assuma Sua Imagem propõe reflexão sobre uso excessivo de filtros
Pixabay

Causa Assuma Sua Imagem propõe reflexão sobre uso excessivo de filtros

A Allergan Aesthetics, que fabrica e comercializa um portfólio das principais marcas e produtos de estética médica, entre eles Botox, Juvéderm e HArmonyCA, lança nesta quarta-feira (24) a causa ‘Assuma sua Imagem’, com o objetivo de trazer à discussão o exagero no uso dos filtros de imagens, e como isso está mudando a percepção de autoimagem ao ponto de causar problemas reais de saúde mental em jovens e adultos. 

Entre no  canal do iG Delas no Telegram e fique por dentro de todas as notícias sobre beleza, moda, comportamento, sexo e muito mais! 

A empresa investiu em uma pesquisa realizada pela fferwise e Let’s Mind para apoiar essa causa. Foram ouvidas 650 pessoas, 24% homens e 76% mulheres, em oito capitais do Brasil. O estudo buscou entender como as pessoas se relacionam com questões de bem-estar e aparência física e o impacto dos filtros de redes sociais na sua autoimagem e autoestima.

Segundo Camila Cazerta, dermatologista e Diretora Médica da Allergan Asthetics, “o objetivo é estimular conversas saudáveis sobre autoestima e como o uso exagerado dos filtros pode levar a percepções ideais e irreais de como as pessoas se percebem”.

A questão não é ser contra o uso de filtros, mas fazer com que as pessoas enxerguem as imagens a que elas estão expostas. “É um tema que afeta a sociedade, é preciso trazer o assunto para discussão”, diz a médica.

Acompanhe também perfil geral do Portal iG no Telegram !

Muitas vezes, há a percepção de que as imagens são reais, mas não são. “As pesssoas acreditam e aquela imagem é a real. Mas, no dia a dia, a imagem é tratada. Nem sempre isso está na consciência”, alerta Cazerta. “O que ela está vendo são padrões inalcançáveis.”

assuma sua imagem
Pixabay

Mutas vezes, as pessoas acham que a imagem com filtro é real

A ideia, diz a representante da Allergan, é começar essa discussão, inclusive com profissionais da área. “Não é uma guerra contra os filtros.” A proposta da causa e da pesquisa é respeitar o que cada pessoa é, a pluralidade da beleza.

 Pesquisa “Além dos filtros” 

Principais dados no recorte 35 anos – 39 anos

Total 71 entrevistados em 8 capitais brasileiras

· Para 42% bem-estar é um tema que Acabo dedicando pouco tempo, ou menos do que eu gostaria

· 100% acreditam que bem-estar também está relacionado à saúde mental;

· 52% considera a aparência Extremamente importante para o bem-estar da maioria das pessoas;

· 55% cuida da sua aparência, mas, sem exageros;

· 50% concorda que a aparência é uma forma de expressar o que está sentindo;

· 43% acredita que padrões de beleza influenciam muito pessoas que se preocupam com a aparência;

· 45% acredita que redes sociais podem influenciar tanto de maneira positiva, quanto negativa;

· 66% acredita que as pessoas acabam achando os outros “melhores de vida” nas redes sociais;

· 63% concordam que as pessoas sempre acham os outros mais bonitos nas redes sociais;

· 49% acha que as pessoas sabem quando o conteúdo é falso/manipulado mas mesmo assim gostam de ver;

· Somente 75% acha que as pessoas usam os filtros de imagem apenas como brincadeira;

· 71% concorda que as pessoas usam filtros sociais para parecerem mais bonitas para os outros;

· 99% acredita que as pessoas exageram nos filtros;

· 59% acredita que as pessoas fingem uma realidade perfeita nas redes sociais, filtrando as coisas ruins do dia a dia;

· 49% concorda que o uso exagerado de filtros nas redes sociais pode fazer com que pessoas deixem de gostar das suas imagens “reais” e passem a querer suas imagens “virtuais”;

· 53% acredita que o nível de cobrança aumentou com os filtros;

· 50% concorda que o uso exagerado de filtro pode levar a uma diminuição de autoestima;

· 50% acha que as pessoas que mais usam filtros são as mais inseguras;

· A rede social mais usada por essa faixa etária é o Instagram (94%), seguida pelo Facebook (89%);

· 49% admite usar filtros para parecer melhor nas postagens;

· 49% conhece ou já ouviu falar de alguém que decidiu fazer um procedimento estético para ficar parecido com a imagem do filtro;

· 79% acha que os jovens são mais suscetíveis aos filtros.

Fonte: IG Mulher

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *