O site Meu INSS, do Instituto Nacional do Seguro Social , foi alterado para facilitar o atendimento online, por meio da reorganização de alguns serviços já oferecidos.
Algumas atualizações cadastrais, por exemplo, que anteriormente eram feitas em outras abas, foram unificadas em “Atualizar Cadastro e/ou Benefício”, independentemente de o segurado receber um benefício ou não.
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Veja as mudanças
- Atualizar cadastro e/ou benefício: permite consertar inconsistências no Cnis (Cadastro Nacional de Informações Sociais) e/ou benefício além de atualizar tipo e código de atividade realizada.
- Atualizar procurador e representante legal: nessa aba, o segurado pode incluir, excluir ou renovar procurador e representante legal (tutor, curador, administrador provisório) do benefício.
- Atualizar vínculos e remunerações e código de pagamento: aqui o segurado pode corrigir o vínculo e remuneração e para alterar código de pagamento utilizado.
- Atualizar dados do Imposto de Renda: é possível solicitar a retificação de dados ou valores do benefício no Informe de Rendimentos do INSS para declaração anual do IR (Imposto de Renda).
- Solicitar exclusão e reativação de empréstimo consignado judicial: pode ser usado para cumprir determinação judicial de exclusão ou reativação da consignação de empréstimo consignado.
- Também é possível solicitar emissão de pagamento não recebido e a desistência, encerramento e renúncia de benefício.
O site, no entanto, ainda está passando por ajustes. A barra de busca, por exemplo, está sendo atualizada e os segurados podem clicar em “Novo Pedido” na lista de serviços e buscar pela opção desejada.
Os serviços antigos, quando clicados pelo usuário, levam à página inicial. Em alguns casos, apareceu o aviso “Erro ao tentar se comunicar com os serviços de requerimento”.
Fonte: IG ECONOMIA