Encerradas as quatro entrevistas de presidenciáveis para o Jornal Nacional, da TV Globo, uma análise dos termos mais usados pelos candidatos ao participar do programa ajuda a revelar o teor de cada sabatina. Ao todo, somados os 40 minutos de conversa concedidos a cada um, Jair Bolsonaro (PL), Ciro Gomes (PDT), Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Simone Tebet (MDB) proferiram, juntos, 4.688 palavras.
O levantamento foi feito pelo GLOBO com base na transcrição das entrevistas, desconsiderando a fala dos apresentadores William Bonner e Renata Vasconcellos. Ciro Gomes, com seu discurso acelerado, foi, com sobras, quem mais proferiu palavras: 1.362. Já o presidente Bolsonaro, com 994, foi o único a não ultrapassar a marca dos mil vocábulos. Lula, por sua vez, usou 1.072 palavras, enquanto Tebet proferiu 1.260.
Nenhum outro termo apareceu mais nas quatro entrevistas do que “Brasil”, com 145 menções totais — a palavra foi, também, a de maior incidência nos discursos de Ciro e Bolsonaro, se retirados pronomes como “que” e “esse/essa”, critério que foi utilizado para todos os candidatos. Caso sejam incluídos na conta variantes como “país”, “brasileiro” e “brasileira”, no singular ou no plural, o número salta para 232. Ou seja, a cada 20 palavras ditas pelos presidenciáveis, uma era uma referência direta do gênero.
Já na nuvem de palavras de Lula o termo mais frequente é “gente”, com 32 aparições. O mesmo termo apareceu 21 vezes na fala de Tebet, 15 na de Ciro e seis na de Bolsonaro. O nome próprio mais mencionado pelo petista foi o de (Geraldo) Alckmin (PSB), candidato a vice na chapa, lembrado dez vezes em diferentes respostas.
Ciro Gomes foi o adversário que mais citou nominalmente Bolsonaro (11). Na tentativa de se vender como alternativa à polarização, o pedetista também mencionou Lula em nove momentos. O petista lembrou o atual presidente sete vezes, enquanto Bolsonaro falou no rival apenas uma, assim como Tebet. O nome da senadora e o de Ciro não apareceram nos discursos de nenhum outro sabatinado.
Um dos temas mais presentes na corrida presidencial deste ano, a “corrupção” foi diretamente citada 11 vezes por Ciro, que ainda usou as expressões “corrupta” e “corrupto” uma vez cada. Lula mencionou a palavra nas mesmas 11 ocasiões, além de uma vez “anticorrupção”. Bolsonaro usou o termo em dois momentos, e Tebet em nenhum.
Confrontado com a política ambiental de seu governo, Bolsonaro, ao tratar do tema, repetiu palavras como “fogo” (oito vezes), Amazônia (sete), conjugações do verbo preservar (três), floresta (duas) e Ibama (duas). Ciro Gomes foi o adversário do presidente que mais transpassou o assunto, com os vocábulos Amazônia (sete), “floresta” (dois) e variantes de reflorestar ou desflorestar (seis). A Amazônia ainda foi citada quatro vezes por Lula e uma por Tebet.
Bolsonaro também foi questionado sobre a condução das medidas de combate à Covid-19, palavra usada quatro vezes por ele. O presidente também mencionou “vacina” ou variantes em oito ocasiões, a expressão lockdown em quatro e “pandemia” em três. Tebet falou de “pandemia” quatro vezes, de “vacina” (2) e de “Covid” (uma), enquanto Ciro citou “pandemia” em um único momento, além de três “vacina” ou expressões próximas. Lula não abordou o tema.
Na nuvem de palavras de Tebet, chama a atenção a tentativa da senadora de acenar ao eleitorado feminino. Entre as dez palavras usadas por ela, aparece “mulher”, com 18 menções, além de outras sete para “mãe” ou “mães” e quatro para “feminina”. Os vocábulos mais empregados por ela, porém, têm o tom de promessa: “vamos” (42) e “vai” (41).
Veja, abaixo, as nuvens de palavra e os termos mais usados por cada candidato Jair Bolsonaro
A nuvem de palavras de Bolsonaro — Foto: Wordclouds.com Brasil – 25 Exemplo – 13 Outra – 12 Até – 12 Coisa – 12 Federal – 12 Fizemos – 12 Lei – 12 Eleições – 10 Milhões – 10 Ministro – 10 Questão – 10 Ter – 10 Bonner – 9 Mundo – 9 Ciro Gomes
A nuvem de palavras Ciro Gomes — Foto: Wordclouds.com Brasil – 46 Vou – 21 Vai – 16 Gente – 14 Brasileiros – 12 Grande – 12 Sabe – 12 Vamos – 12 Anos – 11 Eleição – 11 Estou – 11 Governo – 11 Política – 11 Bolsonaro – 10 Brasileiro – 10 Lula
A nuvem de palavras de Lula — Foto: Wordclouds.com Gente – 32 Brasil – 27 País – 27 Quero – 25 Vai – 23 Sabe – 22 Era – 20 Vou – 19 Governo – 17 Ter – 17 Coisa – 15 Presidente – 15 Seja – 14 Voltar – 15 Acho – 13 Simone Tebet
A nuvem de palavras de Simone Tebet — Foto: Wordclouds.com Vamos – 42 Vai – 41 Brasil – 38 Dinheiro – 21 Gente – 21 Temos – 21 Anos – 18 Hoje – 18 Mulher – 18 Fui – 17 Sabe – 17 Educação – 15 Partido – 14 Renda – 14 Governo – 13
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.
Fonte: IG Política