Começou o primeiro debate entre os candidatos à Presidência da República. O evento acontece na sede da TV Bandeirantes, no bairro do Morumbi, zona sul de São Paulo (SP).
Estão presente os seis candidatos que melhor pontuam nas pesquisas de opinião: Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Jair Bolsonaro (PL), Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB), Luiz Felipe d’Ávila (Novo) e Soraya Thronicke (União Brasil). É a primeira vez que o atual presidente, candidato à reeleição, e o ex-presidente Lula ficam frente a frente para um confronto de ideias desde o início da disputa.
Logo de cara, os candidatos tiveram um minuto e meio para responder perguntas programáticas. Felipe d’Ávila e Soraya tiveram que falaram sobre os gastos públicos.
Simone Tebet e Bolsonaro foram questionados sobre o conflito entre os poderes. A candidata do MDB falou que o Brasil tem um presidente que ataca a democracia e, para pacificar as instituições, é preciso trocar o chefe do executivo.
Bolsonaro justificou que não falta respeito da parte dele, mas é o judiciário que, nas palavras dele, quer interferir no Executivo.
O debate foi organizado por um pool de veículos de comunicação, incluindo, além da Band, Folha de S.Paulo, Portal UOL e TV Cultura.
Reportagem em atualização.
Fonte: IG Política