https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2022/08/c576640bdf8a87fa1ed35e2530e8fb77.jpeg

Bolsonaro promete reajuste a servidores em 2023, mas não fala quanto

Presidente Jair Bolsonaro ressaltou feitos positivos do seu mandato na economia
Reprodução YouTube 30.08.2022

Presidente Jair Bolsonaro ressaltou feitos positivos do seu mandato na economia

O presidente Jair Bolsonaro sinalizou nesta terça-feira (30) que, se reeleito, deve conceder reajuste para o funcionalismo. Segundo ele, a intenção era dar apenas para categorias da segurança pública, mas foi impossibilitado devido à “politização” de outras carreiras, que ameaçaram greves e outras medidas. 

“Gostaria de ter feito uma reestruturação para eles [policiais da PRF], mas não foi possível porque outros setores ameaçaram greves. Não é fácil mexer com alguns setores do funcionalismo altamente politizados. Acredito que no ano que vem dê pra resolver isso daí”, disse a empresários do setor de serviços no Instituto UNECS (União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços). 

“Ano que vem vai ter, obviamente, que dar algum reajuste para servidor. Estão a três anos sem reajuste. Isso vai impactar tudo, mas nós vamos atender essa demanda aí”, completou. 

O presidente prometeu também cessar com novos concursos “para proteger os atuais servidores que já estão aí”. 

Entre no  canal do Brasil Econômico no Telegram e fique por dentro de todas as notícias do dia. Siga também o  perfil geral do Portal iG 

O governo tem até amanhã (31) para apresentar o Projeto de Lei Orçamentária Anual e incluir o montante par conceder reajustes para o funcionalismo. 

Atualmente, o texto que desenha o Orçamento do próximo ano reduziu em 11% a reserva prevista para reforma de carreiras do funcionalismo. Em abril, o Ministério da Economia havia reservado R$ 11,7 bilhões para aumentar o salário dos servidores do Poder Executivo, esse valor caiu para R$ 10,5 bilhões

No primeiro semestre deste ano, os servidores reivindicavam 19,99% para cerca de 1,2 milhão de ativos e inativos, além de reestruturação de carreira. Segundo a categoria, a defasagem salarial acumulada ao longo dos anos pode superar 32% até dezembro.

Bolsonaro também disse que tentará novamente propor a “Carteira Verde Amarela” , com flexibilizações trabalhistas para jovens de até 29 anos ingressantes no mercado de trabalho.

Queda na Selic

O presidente Bolsonaro disse acreditar que a Selic comece a cair nos próximos meses. Atualmente a taxa está em 13,75% ao ano. 

“Qualquer palavra minha mexe no dólar hoje à tarde. O Banco Central é independente agora, mas acredito que a taxa de juros comece a cair. Com deflação acredito que vamos ajudar todos vocês”, afirmou. 

O presidente também confirmou que o governo estuda um novo decreto para cortar o IPI, dessa vez ampliando para 50%. “O Paulo Guedes quer zerar”.

Fonte: IG ECONOMIA

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *