Fala, galera. Beleza? Mais uma vez agradeço a todos pelo apoio que tenho recebido . O feedback que recebo me ajuda muito a amadurecer o conteúdo da nossa coluna.
Para ser bem sincero, os textos de cada semana têm surgido de forma natural. Aliás, essa sempre foi a ideia, uma vez que o objetivo sempre foi trazer a experiência do dia a dia de quem vive a mobilidade elétrica .
Sendo assim, lá vamos nós para mais um texto. Neste caso, quero trazer a experiência dos meus clientes. Para ser mais específico, dos meus passageiros .
Cada vez que saio para dirigir como motorista de aplicativo é uma nova oportunidade de espalhar a palavra da mobilidade elétrica e, talvez, fazer uns “contatinhos” e enriquecer meu network.
Lógico que não perco a oportunidade de falar que o carro em questão é 100% elétrico . Mas como não é algo tão óbvio para a maioria das pessoas que andam comigo, acabo criando gatilhos como “Ainda bem que não preciso me preocupar mais com o rodízio ” ou “Nem faço ideia como está o preço do combustível “.
A partir disso surge a surpresa dos passageiros: “Ué? Como assim?” Aí o papo desenrola. Não são poucas as vezes que a corrida acaba, mas o papo continua por mais algumas frases. Claro que aproveito para fazer um “jabazinho” falando da nossa coluna do Portal iG e também do canal no YouTube .
Confesso que a quantidade de passageiros que conseguem identificar de cara que se trata de veículo aumentou muito em comparação com o ano que comprei o Chapolin Colorado. Entretanto, a curiosidade e as dúvidas persistem.
O mais interessante é que é cada vez mais comum ouvir dos passageiros que pensaram ou mesmo buscaram adquirir um veículo elétrico, mas muitos não fazem ideia por onde começar.
Sempre sugiro que aluguem primeiro, façam o teste dentro de suas rotinas ou mesmo em viagens esporádicas para curtirem a experiência. As principais locadoras já possuem veículos elétricos à disposição em suas frotas.
Agora voltando para o banco de trás, como já escrevi em outras oportunidades, muitos passageiros até notam que o carro é diferente e acabam comentando, mas não sabem explicar essa sensação.
Se a pessoa sequer consegue identificar um carro elétrico, imagine saber de seus benefícios. Esse é um dos principais motivos que faço questão de provocar a conversa. É incrível como as pessoas desconhecem a isenção do rodízio de veículos para carros híbridos e elétricos. Convenhamos, as pessoas desconhecem até mesmo o motivo da existência do rodízio de veículos na cidade de São Paulo.
Caso você seja uma dessas pessoas, saiba que o rodízio foi instituído para controle de poluição ambiental, por isso que veículos híbridos e elétricos são isentos. Pelo menos esse é o objetivo no papel.
A próxima surpresa que a maioria dos passageiros demonstra é que o veículo elétrico pode ser carregado em tomadas convencionais usando um carregador portátil que, em geral, acompanha o veículo. Lógico que a tomada precisa de condições mínimas para garantir um carregamento seguro, mas é possível viver sem um Wallbox em casa.
Interessante que muitos passageiros já viram um carregador de veículo elétrico em shoppings centers, hipermercados e postos de gasolina e mesmo assim não fazem ideia do tamanho que a infraestrutura de carregadores já alcançou no Brasil.
Em resumo, as viagens se tornam muito mais agradáveis, pois a conversa flui e o passageiro acaba curtindo mais a experiência por tornar um momento diferenciado. Claro que nem sempre é assim, alguns passageiros se fecham no seu mundo e descem após um “bom dia” e “obrigado”.
Ah… bacana, a corrida foi bem legal para o passageiro. Mas e para quem dirige? Bem, da minha parte é sempre muito agradável. Todavia a maioria dos motoristas não estão atrás do volante por mais de 10 horas todos os dias para ter papos interessantes. Eles estão atrás do sustento de suas famílias.
Muitos motoristas adorariam ter a oportunidade de dirigir um carro elétrico por tantos motivos que já expus em nossa coluna. O que falta é condição de acesso aos veículos. Em geral, um motorista de App não possui renda declarada suficiente para aprovar financiamento e até mesmo para conseguir limite de crédito no cartão para o caução dos locais de aluguel.
Tanto as locadoras de veículos quanto as empresas que intermediam as corridas buscam fazer a sua parte fomentando o acesso aos motoristas parceiros. A questão é que nenhuma dessas empresas são movidas por simples idealismo. Todas as empresas buscam lucro, algo mais que óbvio e justo.
Para que seja considerada uma aposta das empresas, ainda precisa aumentar muito a quantidade de motoristas que usam veículos elétricos.
Veja também: Apps poderiam ter modalidade exclusiva de carros elétricos no Brasil?
Para terem ideia, em um simples grupo de WhatsApp já temos mais de 50 motoristas de App que usam veículos 100%. Quantos mais não devem existir por aí? A questão é que trata-se de um volume muito baixo para justificar a criação de uma categoria nova no Brasil.
Então, meu caro leitor, deixo um apelo para você. Se você foi um dos sortudos que já fez uma viagem de carro elétrico em qualquer plataforma de transporte, prestigie a atitude inovadora do motorista e deixe um comentário caprichado. Garanto que seu comentário será lido e demonstrará o interesse de seus clientes pela ampliação dos veículos elétricos nas ruas brasileiras.
Caso não tenha a oportunidade ainda, deixo o mesmo convite e peça nas redes sociais dessas empresas por mais veículos elétricos.
Conto a sua ajuda! Até mais!
Fonte: IG CARROS