DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]
“O que ele tem feito pela educação, o que ele tem feito pelas escolas, pelas crianças, nunca foi feito”. A afirmação é da diretora da Escola Estadual Arlete Maria da Silva de Várzea Grande, Maria Fernanda Pacelli, no programa eleitoral desta sexta-feira (02.09) do candidato à reeleição ao Governo do Estado, Mauro Mendes (União).
O programa mostrou as melhorias na infraestrutura das escolas e no sistema pedagógico para alunos e professores que estão sendo feitas na gestão Mauro Mendes. Entre elas, destaque para a Escola Hermelinda de Figueiredo, em Cuiabá, que anos atrás foi chamada de “escola de lata”, mas passou por reforma geral e foi entregue em maio de 2021 com salas de aula climatizadas, refeitório e quadras poliesportivas.
“Quando chegamos na escola, nem acreditamos. Muito linda a escola e é gratificante como mãe saber que a escola serve em tudo. Daquele tempo que era uma escola simples e precisava de uma boa reforma, mudou muita coisa. As salas de aula têm ar-condicionado. Antes era só ventilador, quase caindo e que fazia muito barulho”, contaram Juliana e Yuri Bernardo, mãe e aluno de escola estadual.
Em Mato Grosso, na gestão Mauro Mendes, 20 novas escolas já foram entregues e outras 37 estão em construção. Foram entregues 18 novas quadras poliesportivas, 65 estão em andamento. Além disso, 19 escolas passaram por reformas gerais e outras 120 estão com as obras em andamento.
“Nossa escola antiga, o índice de evasão era enorme. A escola tem hoje aproximadamente 1,6 mil alunos. Estão reformando e está entrando mais gente, porque os pais querem que os alunos estudem nessa escola, porque é boa”, destacaram o tenente-coronel BM, João Paulo Nunes de Queiroz, diretor da Escola Estadual Militar Presidente Médici, e Emily Silva, aluna da escola.
No programa, Mauro também mostra mais investimentos na educação e a professora Dayane Campos fala do material escolar e pedagógico entregues a todos os alunos e professores. “Está sendo um recurso muito bem-vindo para nós”.
Dezoito mil professores da rede estadual de ensino receberam notebooks e recursos para pagarem planos de internet por três anos. Além disso, os alunos receberam uniformes e estudam com apostilas preparadas pela Fundação Getúlio Vargas, o mesmo material didático utilizado na melhor escola particular de Cuiabá. “Com tudo novo, dá vontade de estudar”, fala Nicole da Silva, aluna de escola estadual.
“Sou filho da educação pública. Fui criado em uma família muito humilde. Minha mãe, que partiu desse mundo sem saber escrever o próprio nome, exigia que os filhos estudassem. Graças a oportunidade que a educação pública me deu, construí minha história e minha trajetória. Acredito muito que a educação pública em Mato Grosso ainda tem um caminho importante a ser traçado para melhorar as condições e dar um ensino de qualidade para todos os mato-grossenses. Vamos ampliar o número de vagas nas escolas de tempo integral, de escolas militares e no ensino profissionalizante”, concluiu Mauro Mendes.