As ambições da Jeep para o segmento de SUVs exclusivamente elétricos não eram segredo, inclusive com imagens de um “mini Renegade” já tendo sido vazadas em pelo menos duas ocasiões. Agora, eis que a Jeep confirma o lançamento de três modelos completamente novos, todos com a tecnologia 4xe elétrica.
O objetivo da Jeep é que 50% de suas vendas globais sejam de carros 100% elétricos até 2030, e por isso, espera-se que os novos modelos elétricos causem um grande impacto no mercado.
“Impulsionados pelo sucesso de nosso portfólio 4xe eletrificado na América do Norte e na Europa, estamos criando SUVs capazes e sustentáveis, buscando nos tornar a marca líder de SUVs com emissão zero no mundo”, disse Christian Meunier, CEO da marca Jeep.
“Esta é uma estratégia com visão de futuro para ajudar a garantir que milhões de fãs da Jeep em todo o mundo continuem a ter um planeta para explorar, abraçar e proteger. A eletrificação é ótima para nossa marca, tornando-a ainda mais capaz, emocionante, sustentável e divertida.” completou o executivo.
O primeiro modelo lançado será o Jeep Avenger , programado para chegar aos concessionários da Europa em 2023, e será o primeiro Jeep totalmente elétricos.
O Avenger é um SUV compacto , que segundo a Stellantis , ficará posicionado abaixo do Renegade e terá autonomia de até 400 km. Além disso, oferecerá “impressionantes” ângulos de entrada e saída, amplo espaço para passageiros e carga, segundo a fabricante.
A produção do Avenger será em Tychy, na Polônia, e mais detalhes, como imagens do interior, deverão ser disponibilizadas no dia 17 de outubro, durante o Salão do Automóvel de Paris.
“O novo Avenger oferecerá a funcionalidade da marca Jeep que é adequada ao mercado europeu. Esse SUV moderno, divertido e emocional atrairá uma quantidade cada vez maior de clientes que procuram por uma alternativa hábil, compacta, moderna e totalmente elétrica da marca Jeep para os players atuais”, disse Antonella Bruno, Head da Jeep Europa na Stellantis
Pensando na América do Norte, a Jeep prepara o Recon , destinado para quem deseja aventuras mais extremas, mas com a tecnologia 100% elétrica. O modelo foi testado nas trilhas off-road em Rubicon, nos Estados Unidos, o que tradicionalmente afirma o DNA aventureiro dos modelos mais extremos da Jeep.
O Recon contará com sistema de tração Selec-Terrain, a central multimídia Uconnect terá guias de viagem detalhados com trilhas off-road e além disso, o modelo contará com portas e vidros removíveis, assim como o Wrangler.
“O novíssimo Jeep Recon totalmente elétrico consegue atravessar a poderosa Rubicon Trail, uma das trilhas off-road mais desafiadoras dos EUA, e chegar ao final da trilha com autonomia suficiente para voltar à cidade e recarregar”, disse Christian Meunier.
O modelo será apresentado no ano que vem, com as reservas podendo ser feitas a partir do início de 2023 nos Estados Unidos. A Jeep afirma que o modelo será oferecido nos principais mercados do mundo, mas a produção inicialmente será destinada para a América do Norte.
O terceiro modelo mostrado é o Wagoneer S, que em nada lembrará o Grand Wagoneer atualmente comercializado na América do Norte.
A função do Wagoneer S será de oferecer uma opção de SUV elétrico Premium, e contará com até 6400 km de autonomia, 600 cv de potência e aceleração de 0 a 100 km/h na casa dos 3,5 segundos.
A grade iluminada por LEDs darão o destaque para a dianteira do Wagoneer S, que terá linhas mais arredondadas, e um caimento de teto mais aerodinâmico, lembrando até o de um SUV cupê como um Range Rover Velar, por exemplo.
“Vamos encantar nossos clientes com um SUV premium e altamente eficiente, carregado de tecnologia e projeto de alta qualidade, oferecendo capacidade 4×4, alto desempenho, aceleração rápida e um alcance alvo de 400 milhas com uma única carga”, acrescentou Meunier.
O novo Wagoneer BEV também será apresentado ao público no próximo ano, com produção programada para 2024 na América do Norte, e assim como o Recon, a Jeep afirma que será vendido nos principais mercados do mundo.
Apesar de a Jeep ofertar um modelo híbrido no Brasil, o Compass 4xe, ainda é muito cedo para especular a venda de um dos novos modelos 100% elétricos por aqui. Porém, o Avenger é o que tem mais chances de chegar em nosso território.
Isso porque ele terá como base a plataforma e-CMP, que dá origem ao Peugeot 208 elétrico, já em comercialização no Brasil, e também ao e-2008, versão SUV do compacto francês, que deverá chegar em breve por aqui.
Informações da Itália afirmam que o Avenger deverá oferecer motorização híbrida em algum ponto, o que facilitaria sua chegada ao Brasil.
Em comunicado para a imprensa, a Jeep afirmou que um novo modelo se juntará à linha 4xe no Brasil em breve, e apesar de não confirmar o modelo, vale lembrar que a fabricante oferece o Renegade em versões híbridas leve e plug-in, assim como o Wrangler Plug-in, ambos com tecnologia 4xe.
Fonte: IG CARROS