Começa na segunda-feira (12) o curso básico de Libras em Barra do Garças (a 509km de Cuiabá), na modalidade presencial, promovido pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) – Escola Institucional do Ministério Público de Mato Grosso e pelo Centro de Apoio Operacional (CAO) à Pessoa com Deficiência. A capacitação ocorre das 8h às 12h e das 14h às 18h, na sede da Promotoria de Justiça da comarca, até dia 16 de setembro (sexta-feira).
Conforme os promotores de Justiça Wellington Petrolini Molitor e Daniele Crema da Rocha de Souza, coordenador e colaboradora do CAO Pessoa com Deficiência, a proposta é de expansão do conhecimento, de forma presencial, aos profissionais externos que integram a rede de atendimento e de proteção às pessoas com deficiência, bem como aos demais interessados.
Barra do Garças será o primeiro município beneficiado, em projeto-piloto. O curso será ministrado pela técnica administrativa do MPMT Sandra Santos de Oliveira, especialista em Libras, a cerca de 50 servidores públicos de órgãos como Polícia Rodoviária Federal, Polícia Judiciária Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Defensoria Pública, Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Conselho Tutelar e Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
“A capacitação dos servidores para a utilização da Língua Brasileira de Sinais no desempenho de suas atividades permitirá que o Ministério Público acolha adequadamente pessoas com deficiência auditiva, em respeito à dignidade, bem como promova a receptividade, a sensibilização e o engajamento dos demais órgãos para evolução de uma sociedade mais inclusiva”, argumentaram os promotores à frente do projeto.
Fonte: MP MT