O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) aderiu à Campanha 24 horas pelo diabetes, realizada pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), que ocorrerá em novembro. A decisão da presidente do TJMT, desembargadora Maria Helena Póvoas, atende a oficio encaminhado pelo secretário-geral do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Valter Shuenquener de Araújo.
A Campanha, que ocorre desde 2020, tem como objetivo alertar a população sobre a importância do diagnóstico e tratamento precoces de diabetes, além da adoção de medidas de prevenção. O diabetes é uma doença silenciosa que afeta a saúde ocular. Uma das manifestações que atinge os olhos é a chamada retinopatia diabética, que, se não for devidamente tratada, pode levar à perda parcial ou total da visão.
De acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, as pessoas que sofrem com este quadro apresentam um risco 25 vezes maior de ficarem cegas do que as que não têm este diagnóstico.
A escolha do mês se deve ao fato de que é no dia 14 de novembro a data de sensibilização mundial sobre o diabetes. Segundo decisão da presidente do TJMT, além de produzir materiais informativos, a instituição irá iluminar prédios como a sede do Palácio da Justiça usando a cor azul entre os dias 10 e 30 de novembro, estendendo o convite às demais unidades e estruturas administrativas do Judiciário para que também façam o mesmo.
Andhressa Barboza
Coordenadoria de Comunicação da presidência do TJMT
Fonte: Tribunal de Justiça de MT