Depois de muito suspense e liberação de teasers em “doses homeopáticas”, finalmente a Fiat lança no Brasil o tão aguardado Fastback, o primeiro “SUV Coupé” da marca e uma tendência que vem agradando.
Apesar disso, o representante da Fiat traz um visual inédito, exceto pela porta traseira e outros pormenores que são os mesmos do sedã Cronos.
A frente, por exemplo, conta com uma grade em formato de colmeia tridimensional, entradas de ar inferiores e friso escurecido além dos faróis com assinatura full LED.
Na lateral, o que mais chama a atenção são as rodas esportivas com acabamento diamantado, além da linha de cintura alta tradicional e o teto caindo suavemente pela tampa do porta malas que comporta 600 litros.
Nela, as lanternas são horizontais finas, bipartidas e flutuantes em posição elevada que dão a sensação de maior amplitude e robustez ao conjunto.
O veículo é fabricado na mesma plataforma MLA do SUV Pulse e compartilha também alguns elementos como, por exemplo, comandos do sistema de ar-condicionado, saídas de ar e volante. Mas as semelhanças param por aí.
O Fastback está posicionado acima do Pulse e, portanto, é dono de um acabamento mais caprichado com apliques de peças em tom de alumínio e forração em couro. O cockpit traz o conceito “wrap around” – em uma tradução livre como “envolver em torno” – criando uma atmosfera envolvente para todos os ocupantes.
A posição de dirigir em relação ao primeiro SUV da Fiat é mais elevada, transmitindo mais segurança aos ocupantes. O destaque vai para o console central alto e funcional, que posiciona a central multimídia de 10,1 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay.
O painel de instrumentos, por sua vez, é 100% digital de 7 polegada s configurável para mostadores analógicos, e o sistema de ar-condicionado é digital. O freio de estacionamento é eletrônico com função Auto Hold , algo inédito nos carros da Fiat.
Segundo a Fiat, o veículo é oferecido com o motor 1.0 turboflex T200 , 125/130 cv e 20,4 kgfm de torque com o câmbio automático CVT com simulação de 7 marchas.
Há tambpem a versão 1.3 turboflex T270 que rende 180/185 cv e torque de 27,5 kgfm , e funciona com o auxílio de uma transmissão automática de seis velocidades, do tipo CVT, com opções de trocas manuais por meio de hastes no volante. O consumo declarado é de 14 km/litro na estrada, segundo a Fiat.
O Fiat Fastback é oferecido pelo preço de R$ 129.990 na versão de entrada Audace , R$ 139.990 para a intermediária Impetus e, por fim, R$ 149.990 a topo de linha Limited Edition Powered by Abarth .
Seu principal oponente como mencionado no começa desta reportagem é o Volkswagen Nivus , comercializado por R$ 121.670 na versão Comfortline e R$ 138.390 na topo de linha Highline. Será que essa briga será boa?
Veja as versões e os equipamentos que cada versão do Fastback oferece:
1-) Fiat Fastback Audace T200: Faróis e lanternas fullLEDs, freio de estacionamento elétrico com autohold, ar-condicionado automático, rodas de 17″, sistema multimídia com tela de 8,4″ e espelhamento sem fios, carregador de smartphone sem fio, sensor de estacionamento traseiro, piloto automático, frenagem automática de emergência, alerta de saídas de faixa, câmera de ré, 4 airbags e controles de tração e estabilidade com TC+;
2-) Fiat Fastback Impetus T200: Audace + central multimídia de 10,1″, painel de instrumentos de 7″, teto em preto, rodas de 18″, bancos em couro com acabamento escurecido em colunas e teto e sensor de estacionamento dianteiro;
3-) Fiat Fastback Limited Edition by Abarth T270: Impetus + motor 1.3 turbo, detalhes escurecidos na carroceria.
Fonte: IG CARROS