A Secretaria de Política Agrícola, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), publicou, nesta quarta-feira (14), as portarias 282 a 313, que aprovam o Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc), ano safra 2022/2023, para o cultivo do algodão herbáceo, do amendoim, do consórcio milho/braquiária 1º safra e do milho 1º safra.
O Zarc – ferramenta de análise do risco climático que considera as características da cultura e do solo para a indicação de janelas de plantio favoráveis – foi aprovado para o cultivo do algodão herbáceo nas regiões de: Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Sergipe, Amapá, Pará e Roraima. Para o cultivo do amendoim a ferramenta foi aprovada em: Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Sergipe e Roraima.
Já para o cultivo do consórcio do milho com braquiária de 1º safra o Zarc foi aprovado em: Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Sergipe, Amapá e Roraima. E para o cultivo do milho de 1º safra em: Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Sergipe, Amapá e Roraima.
Fonte: AgroPlus