O trabalho do presidente Jair Bolsonaro (PL) é avaliado como “ruim ou péssimo” por 50% dos eleitores, conforme pesquisa PoderData realizada de 11 a 13 de setembro de 2022. Os que avaliam o desempenho do presidente como “ótimo ou bom” correspondem a 35%.
Na rodada passada, a taxa de ruim ou péssimo estava em 49% e a bom ou ótimo em 34%. Os resultados oscilaram dentro da margem de erro da pesquisa, de 2 pontos percentuais.
Esta rodada foi a 1ª divulgada depois do feriado de 7 de Setembro. A data foi utilizada pelo presidente como ato de campanha. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) proibiu o presidente de utilizar as imagens da celebração no bicentenário em peças de campanha.
Mais dados de desempenho
Bolsonaro performa melhor entre os homens do que entre as mulheres. Em relação às regiões do país, eleitores do Centro-Oeste avaliam o trabalho do presidente de maneira mais positiva. Confira:
- sexo: o trabalho de Bolsonaro é mais bem avaliado entre os homens (42%). No eleitorado feminino, a maioria (55%) o avalia como “ruim ou péssimo”
- idade: os jovens de 16 a 24 anos são os mais críticos ao desempenho do presidente: 57% avaliam negativamente
- região: moradores do Centro-Oeste são os que têm avaliação mais favorável do presidente, mas estão divididos: 42% o veem como “bom ou ótimo” e 46% como “ruim ou péssimo”;
- renda: percepção positiva do trabalho de Bolsonaro chega a 42% entre os que recebem mais de 5 salários mínimos. Entre os mais pobres, a visão negativa atinge 58%.
Metodologia
A pesquisa foi realizada pelo PoderData. Os dados foram coletados de 11 a 13 de setembro, por meio de ligações para celulares e telefones fixos. Foram 3.500 entrevistas em 298 municípios nas 27 unidades da Federação.
A margem de erro é de 2 pontos percentuais. O intervalo de confiança é de 95%. O registro no TSE é BR-02955/2022.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.
Fonte: IG Política