Quando mais equipamentos são instalados, aumentando assim esta carga, e, muitas vezes extrapolando o limite da rede, todas as unidades consumidoras sofrem, seja com baixa tensão, seja com oscilações, ou mesmo com a interrupção do fornecimento, o que aconteceu na semana passada, na região próxima central da cidade, quando um transformador chegou a pegar fogo. Por sorte, ou providência divina, uma equipe da Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil estava no local atendendo outra ocorrência e conseguiu evitar maiores estragos.
“Mais uma vez, pedimos que os clientes informem à Energisa toda a alteração de carga”, destaca Herson, reiterando que atualizar a carga usada, ou seja, informar a necessidade de energia que aquela unidade vai precisar não altera em nada na fatura de energia elétrica. “A fatura traz, simplesmente, o que a unidade consumiu”, reforça.
O secretário Claudio Oliveira apontou a necessidade de buscar novos canais de comunicação com os consumidores, especialmente os empresariais (comércios, prestadores de serviços e indústrias) sobre o quão necessária é esta atualização para o planejamento e o fornecimento da energia elétrica. “Vamos apoiar este trabalho de informação e sensibilização de nossos empresários junto à Associação Comercial e Empresarial, a Aces, assim como também à Câmara de Dirigentes Lojistas, a CDL”, prontificou-se.
Pois é, da mesma forma que informar a concessionária sobre alterações na carga das unidades consumidoras, o cuidado com árvores próximas à rede de energia elétrica também evita transtornos, principalmente quando ventos e as chuvas começarem a mudar o cenário climático. “Muito importante manter as árvores sempre podadas, evitando que galhos encostem na rede”, reitera Lexei, lembrando de que é indispensável que o serviço seja feito por uma pessoa especializada, dado o risco potencial de acidentes.
“Também nos colocamos à disposição, assim como em outras ocasiões, para integrar uma força-tarefa e comunicar, de imediato, toda e qualquer ocorrência neste período chuvoso, o que garante, não só a partilha de informações, como a pronta resolução de problemas de forma articulada”, dispôs-se Herson.
Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT