Os robôs aspiradores de pó já se tornaram o sonho de consumo de muita gente. Se aspirar e passar pano, então, melhor ainda. E dentre os dispositivos que prometem deixar a casa limpa sem qualquer esforço do morador está o RoboVac G10 Hybrid, da marca chinesa Eufy. Testei o modelo e te conto nas linhas abaixo as minhas impressões sobre ele.
Antes de mais nada, vale ressaltar que eu já testei anteriormente o RoboVac 11S , outro modelo da Eufy considerado mais simples. Por isso, algumas comparações entre eles são inevitáveis ao longo deste review. Os grandes diferenciais do G10 são que ele passa pano e pode ser conectado à internet, sendo controlado pelo celular – o robô ainda fala, avisando quando a limpeza está sendo iniciada ou encerrada. De resto, os aspiradores são bastante parecidos, inclusive visualmente.
O RoboVac G10 Hybrid tem 32,5 centímetros de diâmetro, 7,25 centímetros de altura e pesa cerca de 2,5 quilos. Na caixa, ele vem com tudo o que é necessário para seu funcionamento e manutenção, incluindo uma escova de limpeza e trocas de escovas laterais e filtros.
O que o RoboVac G10 Hybrid tem de bom?
A principal qualidade do aspirador de pó da Eufy é a boa limpeza. A sucção do aspirador é muito boa, mesmo no modo padrão – se necessário, ainda é possível usar o modo máximo, que aumenta a potência. As sujeiras maiores são capturadas pelas escovas laterais do robô, que ainda são ótimas para pegar cabelo, como se a casa tivesse sido varrida.
A boa potência também é ótima para limpar tapetes. Ao ligar a limpeza local, o robô vai fazendo um movimento de espiral, limpando o ambiente completamente, o que funciona muito bem para tapetes ou ambientes mais amplos, sem muitos móveis no caminho.
Outra vantagem do RoboVac G10 Hybrid é a possibilidade de conectá-lo ao smartphone. Ao pareá-lo com o aplicativo da Eufy, dá para controlar o robô manualmente, além de programar limpezas (como inserir um horário para que o aspirador comece a limpar a casa sozinho).
Outro grande chamativo do RoboVac G10 Hybrid, é claro, é a possibilidade de passar pano. Esse recurso me agradou bastante, sobretudo por ser muito fácil de usar, tanto na instalação do reservatório de água antes da limpeza quanto na lavagem posterior do pano.
O reservatório de água do robô fica na parte inferior e ocupa pouco espaço – mas o suficiente para manter o pano úmido. Já o pano é pregado com velcro e vai recebendo mais água do reservatório conforme a limpeza ocorre. O RoboVac G10 Hybrid aspira e passa pano ao mesmo tempo, o que é uma grande vantagem.
Mais um ponto positivo do aspirador é a facilidade de limpar seu tanque de poeira e suas escovas laterais, sobretudo considerando a ajuda do acessório de limpeza incluído na caixa, que corta cabelos presos nas laterias e escova o reservatório de pó.
O que o RoboVac G10 Hybrid tem de ruim?
Apesar de, no geral, ajudar bastante na limpeza doméstica, o RoboVac G10 Hybrid tem alguns pontos negativos. Um deles é que o robô é meio “perdido”. Quando testei o RoboVac 11S, essa foi a minha maior crítica em relação a ele. “No modo de limpeza padrão, ele sai ‘andando’ pelo espaço sem rumo, e só desvia quando vê um objeto. Isso faz com que ele passe diversas vezes no mesmo lugar e não chegue a alcançar outros ambientes”, eu escrevi na ocasião. O problema, que eu pensei estar resolvido no RoboVac G10 Hybrid, persiste.
O aspirador promete uma “navegação dinâmica inteligente” que, em tese, faz o dispositivo se orientar melhor e limpar a casa com mais fluidez. Na prática, porém, o robô continua ficando “perdido”, o que acaba atrasando a limpeza.
É também por esse motivo que eu não gostei quando descobri que o RoboVac G10 Hybrid não tem o modo limpeza de cantos, que eu tanto tinha gostado no RoboVac 11S. Como moro em apartamento, ligar a limpeza de cantos é uma forma eficiente de fazer o robô passar por todos os cômodos sempre pelas beiradas, sem esbarrar em móveis ou se perder. Uma pena que não haja essa funcionalidade no RoboVac G10 Hybrid.
Diante do fato do aspirador ser “perdido” e não ter um modo que solucione parcialmente o problema, o jeito é deixar ele se virar e demorar um pouco mais para limpar a casa toda ou ficar atrás dele usando o modo manual – o que não é muito bem a ideia de quem busca um robô para limpar a casa sozinho.
RoboVac G10 Hybrid: vale a pena?
No geral, o RoboVac G10 Hybrid tem mais pontos positivos do que negativos. A boa sucção e a facilidade de fazer com que o robô passe pano pela casa superam o quanto ele fica perdido nos ambientes. O robô aspirador da Eufy é uma boa opção, mas vale a pena levar o preço em consideração.
No site oficial, ele custa R$ 1,8 mil, valor compatível com suas funções bastante avançadas, como conexão à internet, reservatório de água, alto-falante e controle pelo celular. Mas se o que você busca é algo mais simples, só para aspirar a casa sem muito esforço, é possível encontrar outros robôs aspiradores por preços bem mais baixos.
Fonte: IG TECNOLOGIA