Um levantamento recente feito pela General Motors concluiu que nove em cada 10 usuários de carros elétricos possuem o hábito de recarregar os veículos em sua residência ou no trabalho, se aproveitando do tempo em que o veículo está estacionado.
A GM considera que a média de deslocamento das pessoas é de 40 km diários, então bastaria apenas uma recarga completa para rodar mais uma semana em um dos veículos elétricos mais modernos, que possuem mais de 400 km de alcance.
“Carregar um carro elétrico é tão prático quanto um celuar, e a maioria das pessoas faz isso durante à noite, enquanto descansa. Muitos aproveitam para fazer recargas de oportunidade no meio do dia ou quando saem da rotina , como numa viagem”, diz Glaucia Roveri, gerente de Desenvolvimento e Infraestrutura de EVs da GM América do Sul.
O recém lançado Chevrolet Bolt possui 459 km de alcance (aferidos no ciclo de medição WLTP), e segundo a marca, utilizando um carregador do tipo wallbox recupera 40 km de autonomia por hora conectado. Esse equipamento proporciona recargas 4x mais rápidas do que uma tomada doméstica tradicional.
Há também os eletropostos de carga rápida, de instalação recomendada em estradas, que permitem uma boa recuperação da autonomia em apenas alguns minutos de carga.
O retorno do Bolt ao Brasil dá início à estratégia de eletrificação da Chevrolet do Brasil, o Blazer EV , apresentado recentemente nos Estados Unidos, é aguardado para o Brasil, e irá trazer plataforma, motor e bateria mais modernos, batizados de Ultium.
Essa tecnologia irá permitir 130 km de autonomia a cada 10 minutos de recarga em estações super rápidas, e alcance total de até 530 km .
“A nova geração de bateria Ultium traz uma composição química mais avançada, com menor custo de produção e maior densidade de energia , que se traduz em maior autonomia. Além disso, conta com recursos que permitem uma recarga bem mais rápida”, explica Marcos Paiva, diretor de Estratégia de EVs da GM América do Sul.
O consumidor que se interessa por carros elétricos deve ficar atento à capacidade das baterias, já que quando maior a bateria, mais energia ela armazena, e permite uma maior autonomia.
Já no caso da velocidade de recarga, a potência do carregador , tensão e corrente da rede elétrica, além da capacidade máxima de recarga da bateria, podem causar variações na velocidade de carregamento.
A Chevrolet afirma que em carregadores do tipo AC (corrente alternada) de 11,5 kW, o Blazer EV irá recuperar 56 km a cada hora carregada.
Em equipamentos com uma potência maior (19,2 kW), o ritmo passa a ser de 85 km/h. Enquanto em estações rápidas do tipo DC (corrente direta) de 150 kw, o modelo irá recuperar 115 km em apenas 10 minutos.
Além do Bolt que já está disponível no Brasil e do Blazer EV, que deverá chegar a partir de 2023, os planos da GM incluem o Bolt EUV , uma versão “SUV” do Bolt e o SUV propriamente dito Equinox, que é diferente do modelo a combustão vendido no Brasil atualmente.
A Chevrolet vem apostando em modelos 100% elétricos nos Estados Unidos e sua estratégia para a América do Sul é a mesma, indo direto para os elétricos, sem passar pelos híbridos. Na América do Norte, a fabricante possui uma central de informações onde clientes podem ligar e tirar todas suas dúvidas sobre a convivência com um carro elétrico.
Fonte: IG CARROS