O IAA é o Salão Internacional de Veículos Comerciais, e é a principal oportunidade para as fabricantes demonstrarem suas tecnologias para o futuro, em Hannover (Alemanha). E a Scania levará ao evento 14 veículos, entre eles, quatro caminhões elétricos.
No evento, estará presente a nova geração dos caminhões elétricos da Scania . As linhas R e S proporcionam conforto e espaço para os motoristas percorrerem longas distâncias, e oferecem uma ampla gama de distância de eixos, atendendo desde cavalos mecânicos a chassis rígidos.
A capacidade máxima das baterias é de 624 kWh, o que permite que caminhões de até 40 toneladas, tenham 350 km de autonomia com uma carga.
Disponíveis em duas opções de motores, com 400 ou 450 kW de potência, os caminhões elétricos da Scania atendem diversas aplicações.
“A introdução desses caminhões, em junho de 2022, foi um marco importante para nós e para nossos clientes. Temos a variedade de recursos e soluções elétricas que nossos clientes e o setor de transporte desejam”, declarou Fredrik Allard, vice-presidente global sênior e chefe de Eletrificação da Scania.
Segundo a Scania, a combinação de cavalo e carreta 4×2 de 40 toneladas com seis baterias conseguem autonomia de 350 km, em velocidade média de 80 km/h. Enquanto na configuração de 64 toneladas, o alcance estimado é de 250 km nas mesmas condições.
Caminhões que possuem rotas fixas irão se beneficiar de carregamentos planejados . A marca afirma que o descanso obrigatório de 45 minutos (padrão Europa) irá permitir uma flexibilidade ainda maior para a operação dos modelos.
A capacidade de carregamento das baterias é de até 375 kW, o que significa que uma hora de carga adiciona entre 270 a 300 km de alcance. O nível de potência contínua para um Scania 40 R ou S é de 400 kW (equivalente a 560 cavalos), enquanto um Scania 45 R ou S oferece 450 kW (cerca de 610cv).
A nova geração de caminhões eletrificados Scania já pode ser encomendada e a produção vai começar no quarto trimestre de 2023.
“Vemos o crescente interesse e demanda de clientes que desejam enfrentar os desafios globais relacionados às emissões de CO2 . A Scania é um parceiro importante para eles, pois temos uma sólida herança em sustentabilidade e soluções completas”, comenta Allard.
Além dos modelos elétricos, a Scania ainda levará ao evento seu protótipo de estação para o Sistema de Carregamento de Megawatts (MCS), que tem o objetivo de proporcionar recargas com potência de pelo menos 1MW, para caminhões.
A iniciativa vem sendo apoiada por diversas fabricantes de caminhões elétricos , que buscam também padronizar um plug único, visando segurança para de todo o sistema.
Além de permitir recargas rápidas para caminhões elétricos e híbridos, o sistema também permitirá que o veículo forneça energia para a rede elétrica caso haja necessidade.
Além do estudo do padrão de recarga MCS, as empresas observam que a rede pontos de recarga é essencial, tanto que a Traton (controladora da Scania), criou uma joint-venture com a Volvo Group e Daimler Truck para a construção da infraestrutura de carregamento público para veículos pesados na Europa.
Fonte: IG CARROS